Meteorologia

  • 12 JULHO 2024
Tempo
25º
MIN 16º MÁX 27º

Chuva regressa e bom tempo só volta no fim da semana. Saiba o que esperar

De acordo com o IPMA, espera-se céu geralmente muito nublado para esta segunda-feira, podendo ocorrer precipitação persistente em seis distritos, que por vezes será forte.

Chuva regressa e bom tempo só volta no fim da semana. Saiba o que esperar
Notícias ao Minuto

09:06 - 17/06/24 por Notícias ao Minuto

País Tempo

Após o Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) ter previsto um arranque da semana com chuva devido à influência de uma nova região depressionária, com expressão em altitude, os distritos do Porto, Viana do Castelo, Braga, Viseu, Vila Real e Aveiro foram colocados sob aviso amarelo esta segunda-feira.

De acordo com o organismo, apesar de estar prevista uma pequena subida da temperatura mínima para hoje, espera-se céu geralmente muito nublado, podendo ocorrer precipitação persistente nestes seis distritos, que por vezes será forte.

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, estará em vigor no Porto, Viana do Castelo, Braga entre as 12h00 e as 21h00. Já em Viseu, Vila Real e Aveiro, o aviso é das 15h00 às 21h00.

Ainda num comunicado na rede social Facebook, o IPMA adianta que em causa está "uma nova região depressionária, com expressão em altitude, que trará precipitação mais intensa e frequente a norte do sistema montanhoso Montejunto Estrela, em especial na região do Minho e Douro Litoral".

Previsão para a semana

A chuva apenas ficará até meio da semana, esperando-se com mais intensidade desta segunda-feira a quarta-feira, dia 19, no Norte do país, enquanto no Sul será "fraca e pouco frequente".

No que diz respeito à temperatura, estas vão sofrer uma ligeira descida na terça e quarta-feira, prevendo-se uma subida gradual a partir de quinta-feira, de tal forma que "as máximas deverão variar aproximadamente entre 14 e 35°C e as mínimas entre 7 e 18°C".

A partir desse dia, 20 de junho - curiosamente quando começa oficialmente o verão -, é esperada "uma melhoria gradual das condições meteorológicas, com menor probabilidade de ocorrência de precipitação (inferior a 35%) e no geral uma diminuição da intensidade do vento".

Contudo, o IPMA salientou que "os valores da temperatura média do ar, em especial da máxima, situam-se ainda abaixo do normal para época do ano, praticamente até ao final da próxima semana".

Tempo para hoje

No território continental, as temperaturas máximas vão variar quase dez graus Celsius ao longo do território nacional. Segundo o IPMA, o Alentejo será a região onde as temperaturas vão estar mais altas, com o distrito de Beja a chegar aos 29ºC.

Já no Algarve, as temperaturas também serão quentes, com as máximas a atingirem os 27ºC em Faro.

O distrito onde os termómetros vão estar mais baixos é o de Braga, com as temperaturas a variar entre os 15ºC e os 19ºC, seguindo-se o de Viseu com 21ºC de máxima e 13ºC de mínima.

Em Lisboa, além da chuva, deverão ser registados 22ºC de máxima, e 15ºC de mínima. No Porto, as temperaturas máximas vão chegar aos 20ºC e as mínimas aos 16ºC.

Leia Também: Já são seis os distritos que estão sob aviso amarelo devido à chuva

Recomendados para si

;
Campo obrigatório