Meteorologia

  • 23 JULHO 2024
Tempo
23º
MIN 23º MÁX 37º

Ainda... o logótipo. As 'trocas', as polémicas (e versão antiga premiada)

Muito antes da campanha para as eleições Legislativas, Luís Montenegro tinha-se comprometido a deixar de utilizar o símbolo institucional do Governo de Costa, que gerou polémica por ter simplificado a imagem.

Ainda... o logótipo. As 'trocas', as polémicas (e versão antiga premiada)
Notícias ao Minuto

17:42 - 12/06/24 por Notícias ao Minuto

País Governo

O Governo liderado por Luís Montenegro alterou - e voltou a alterar - o logótipo da sua página oficial. Ao contrário da versão usada logo após a tomada de posse, a nova imagem não incluía a esfera armilar, as quinas e os castelos associados à bandeira portuguesa, apesar das críticas deixadas ao símbolo aplicado pelo Executivo de António Costa - que tem vindo a acumular prémios. Entretanto, o símbolo tradicional voltou a ficar ativo, após "um problema técnico".

A versão iconográfica brevemente adotada foi contemplada no manual de comunicação aprovado em Conselho de Ministros, estando previsto o seu uso em “situações cujo layout exija uma aplicação da identidade em formatos extremamente reduzidos”.

Nas redes sociais do Executivo, contudo, o logótipo anterior continuou a ser usado.

Notícias ao Minuto Versão iconográfica brevemente adotada na página do Executivo© Reprodução/Governo

Ainda assim, e tendo em conta as declarações do ministro da Presidência, António Leitão Amaro, que considerou que a imagem antiga repunha “símbolos essenciais da nossa identidade, da nossa história e da nossa cultura”, o Notícias ao Minuto entrou em contacto com o gabinete do primeiro-ministro, que indicou, esta quarta-feira, que tudo não passou de "um problema técnico".

Saliente-se que, muito antes da campanha para as eleições Legislativas, Luís Montenegro tinha-se comprometido a deixar de utilizar o símbolo institucional do Governo de Costa, que gerou polémica por ter simplificado a imagem, retirando a esfera armilar, as quinas e os castelos.

"É que faz toda a diferença, nós no nosso projeto não fazemos sucumbir as nossas referências históricas e identitárias a uma ideia de ser mais sofisticados, connosco não há disso. Já chega de política de plástico", disse, na altura, no âmbito de uma iniciativa do Conselho Estratégico Nacional.

Entretanto, o logótipo adotado por Costa foi distinguido com o segundo lugar nos PRINT Awards, da revista Print Magazine, na categoria de Branding e Identidade, na terça-feira.

Antes, o trabalho encomendado ao atelier de Eduardo Aires foi galardoado com o Ouro na categoria de Branding, numa cerimónia organizada pelo Clube de Criativos de Portugal (CCP).

Montenegro também não se livrou de polémicas, já que a decisão de reverter a imagem do Governo ao logótipo antigo foi encarada pela deputada socialista Isabel Moreira como uma "campanha conservadora" e "uma colher de alegria" dada ao partido de extrema-direita Chega, tendo também o secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, atirado que "quando não se tem mais nada para oferecer, oferecem-se logótipos".

Leia Também: Famoso ex-logótipo da República não deixa ribalta e ganha mais um prémio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório