Meteorologia

  • 18 JUNHO 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 21º

Anticiclone e depressão trazem temperaturas abaixo da média para Portugal

Segundo o IPMA, "esta semana será caraterizada por valores das temperaturas máximas abaixo da média para a época do ano".

Anticiclone e depressão trazem temperaturas abaixo da média para Portugal
Notícias ao Minuto

22:34 - 11/06/24 por Notícias ao Minuto

País IPMA

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) revelou, esta terça-feira, que as "temperaturas abaixo da média para a época do ano" em Portugal continental irão continuar ao longo desta semana. Em causa está um anticiclone e uma depressão. 

"Esta semana será caraterizada por valores das temperaturas máximas abaixo da média para a época do ano, sendo expectável que este cenário se mantenha até meio da próxima semana", indicou o IPMA, num comunicado publicado nas redes sociais.

Segundo a nota, "a influenciar o estado de tempo" no país está um "anticiclone localizado ligeiramente a oeste do arquipélago dos Açores, que se estende em crista até à Islândia".

Este anticiclone, "em conjunto com uma depressão centrada no interior da Península Ibérica, origina sobre o território uma corrente do quadrante norte, mais intensa no litoral oeste, e à qual estão associadas massas de ar com trajeto marítimo, que são responsáveis pela persistência de valores baixos da temperatura do ar, em particular dos valores máximos, na generalidade do território".

Após o "enfraquecimento" da "crista anticiclónica", poderá haver "períodos de chuva fraca ou chuvisco" entre a próxima sexta e segunda-feira, "em especial no litoral Norte e Centro, com probabilidades que oscilam entre 70 e 100% no dia 14 e ligeiramente inferiores no dia 16". 

No entanto, a partir da próxima segunda-feira, dia 17 de junho, "existe ainda muita incerteza no padrão meteorológico".

Leia Também: Vem aí (ainda mais) chuva, vento e trovoada. O que esperar desta semana?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório