Meteorologia

  • 17 JUNHO 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 22º

Vem aí (ainda mais) chuva, vento e trovoada. O que esperar desta semana?

Na sexta-feira, dia 14, espera-se a aproximação de uma superfície frontal fria, revela o IPMA.

Vem aí (ainda mais) chuva, vento e trovoada. O que esperar desta semana?
Notícias ao Minuto

11:23 - 10/06/24 por Notícias ao Minuto

País Tempo

Depois de uma semana marcada por uma descida da temperatura, o regresso da chuva e (até) trovoada em Portugal continental, a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) é que o mesmo se mantenha esta semana.

Segundo o IPMA, numa publicação na rede social Facebook, na semana que começa esta segunda-feira e vai até 16 de junho "estaremos ainda sob a influência de uma região depressionária, associada a um vale em altitude, que trará precipitação praticamente a todo o território, que poderá ser mais intensa nas regiões do Norte e Centro, no dia 10, ocasionalmente acompanhada de trovoada".

"A precipitação prevista para dia 11 deverá restringir-se às regiões do interior com menor intensidade", acrescenta.

Quanto ao vento, "irá predominar do quadrante oeste, temporariamente soprando do quadrante leste ou norte, podendo soprar com maior intensidade em meados da semana".

Na sexta-feira, dia 14, espera-se a aproximação de uma superfície frontal fria, "com ocorrência de precipitação, prevendo-se neste momento que seja em geral fraca".
 
"Teremos pequenas oscilações de temperatura, em que as máximas deverão variar aproximadamente entre 17 e 30°C e as mínimas entre 6 e 17°C. Os valores da temperatura média situam-se abaixo do normal para época do ano durante a próxima semana (em média até 3°C)", lê-se ainda.

Recorde-se que três distritos do interior Centro e Alto Alentejo estão sob aviso amarelo, esta segunda-feira, devido à previsão de precipitação e trovoadas.

Guarda, Castelo Branco e Portalegre são os distritos do país onde são esperados "aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada" durante a tarde, entre as 12h00 e as 18h00.

Leia Também: Trovoadas (ainda) não dão tréguas. Há três distritos sob aviso amarelo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório