Já é conhecida a identidade do piloto espanhol que, este domingo, perdeu a vida após uma colisão com outra aeronave durante o Beja Air Show. Trata-se de Manuel Rey Cordeiro, natural de Vigo, nascido em 1962 e carinhosamente conhecido como 'Coco'.
As informações são reveladas pelo jornal espanhol Faro de Vigo, que acrescenta que Cordeiro era um "piloto muito experiente" - com "mais de 18 mil horas de voo" - e que acumulou vários prémios em competições nacionais e internacionais.
O piloto residia em Sigüeiro, na Corunha, estando atualmente a exercer funções como piloto comercial da Vueling, adianta a mesma publicação.
Manuel Rey Cordeiro, assim como o outro envolvido no acidente, pertencia à patrulha ibérica Yakstars, uma equipa de exibição acrobática constituída por seis aeronaves, com pilotos portugueses e espanhóis.
Na página da Yakstars, Rey Cordeiro é descrito como "um dos mais talentosos e versáteis pilotos em Espanha e Portugal", capaz de voar uma vasta 'gama' de aeronaves - desde Airbuses a aeronaves de acrobacia, passando por mono e 'multi' motores.
Abertas investigações ao "acidente trágico"
De acordo com a Força Aérea, entidade organizadora do festival, das duas aeronaves envolvidas no acidente, uma despenhou-se "fora do perímetro da Base Aérea e uma outra aterrou na unidade". "Destas ocorrências, não resultaram vítimas em terra, de entre as pessoas que se encontravam a assistir ao evento nas imediações", salientou no domingo.
A Força Aérea assinalou ainda que acionou "todos os meios para a investigação do acidente" e que, devido à ocorrência, o evento foi imediatamente interrompido.
À entrada de um comício da Aliança Democrática (AD) em Viseu, o ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, anunciou que será aberta "uma averiguação" por duas entidades ao "acidente trágico".
O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) deslocou uma equipa para o local, ainda no domingo, disse à Lusa fonte deste organismo.
Já hoje, segunda-feira, o Ministério Público (MP) abriu um inquérito para apurar as circunstâncias em que ocorreu o acidente aéreo.
Leia Também: MP instaura inquérito para apurar causas do acidente aéreo em Beja