Meteorologia

  • 19 JULHO 2024
Tempo
29º
MIN 19º MÁX 32º

Nuno Melo diz que vai ser aberta averiguação a "acidente trágico" em Beja

O ministro da Defesa Nacional anunciou hoje que será aberta "uma averiguação" por duas entidades ao "acidente trágico" que fez uma vítima mortal no Beja AirShow, envolvendo duas aeronaves.

Nuno Melo diz que vai ser aberta averiguação a "acidente trágico" em Beja
Notícias ao Minuto

19:12 - 02/06/24 por Lusa

País Ministro da Defesa

Nuno Melo falava aos jornalistas à entrada de um comício para as europeias da AD, em Lamego (Viseu).

"A informação que tenho do Chefe do Estado Maior da Força Aérea é precisamente no sentido de que haverá uma averiguação a este acidente para se perceber a razão e apurar todas as responsabilidades", disse, acrescentando que será feita por "duas entidades", sem precisar quais.

Questionado se não entendeu cancelar a sua participação neste comício da AD, o também líder do CDS-PP diz que ponderou essa hipótese.

"Ponderei e tenciono fazer uma referência ao que aconteceu, entendi que é uma boa oportunidade para saudar a Força Aérea e apresentar, como ministro da Defesa Nacional, os sentimentos à família dando relevância ao que aconteceu, o que, se cancelando, não teria oportunidade de fazer", justificou.

O ministro disse não ter mais dados sobre o ferido que resultou deste acidente.

"Infelizmente, no Beja Air Show, já inserido numa comemoração do Dia da Força Aérea, uma patrulha civil dos Yakstars constituída por pilotos espanhóis e portugueses, por infortúnio, por acidente, resultou numa vítima mortal", afirmou.

Nuno Melo quis deixar "uma palavra de lamento à Força Aérea" e os sentimentos à família da vítima mortal, de nacionalidade espanhola em nome do Governo de Portugal, mensagem que transmitiu no início do comício da AD

Em comunicado enviado à agência Lusa, a Força Aérea indicou que o acidente ocorreu às 16:05, durante uma demonstração aérea da patrulha ibérica Yakstars, constituída por pilotos de nacionalidade portuguesa e espanhola.

Segundo este ramo das Forças Armadas, devido ao acidente o evento foi imediatamente interrompido.

A Yakstars, de acordo com a página de Internet da Força Aérea, é uma equipa de exibição acrobática, a primeira da história da aviação ibérica militar e civil, composta por pilotos de ambos os países.

Uma fonte do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) disse à Lusa que o organismo já fez deslocar uma equipa para a Base Aérea N.º 11, de Beja.

"O GPIAAFF está a articular-se com a Força Aérea no que diz respeito às atividades de investigação", visto que o festival em que ocorreu o acidente "é organizado e tem espaço aéreo controlado" por este ramo das Forças Armadas, acrescentou.

[Notícia atualizada às 19h29]

Leia Também: Vítima mortal em Beja era cidadão espanhol. Força Aérea dá "condolências"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório