Meteorologia

  • 13 JUNHO 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 25º

PJ detém dois homens suspeitos de burlarem empresas na Alemanha

Através de uma prática ilícita conhecida por 'CEO Fraud', os suspeitos terão obtido centenas de milhares de euros.

PJ detém dois homens suspeitos de burlarem empresas na Alemanha
Notícias ao Minuto

09:30 - 29/05/24 por Notícias ao Minuto

País Polícia Judiciária

Dois homens foram detidos, esta quarta-feira, em território nacional por suspeitas de pertencerem a um grupo organizado transnacional que se dedica à prática dos crimes de falsificação de documentos, burlas qualificadas e branqueamento de capitais, através do modus operandi conhecido como 'CEO Fraud'.

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, a Polícia Judiciária (PJ) revela que o suspeitos, um português e outro de nacionalidade estrangeira, de 28 e 56 anos, obtiveram centenas de milhares de euros através desta prática ilícita.

O dinheiro tinha proveniência em bancos da Alemanha, país onde várias empresas foram burladas, alegadamente, por esta rede.

Acabou transferido para contas nacionais, especificamente criadas para rececionar estes fundos que, mal entravam em território nacional, eram imediatamente dissipados para outras contas bancárias e utilizados para aquisição de artigos de luxo.

Os detidos serão agora presentes à autoridade judiciária para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medida de coação.

As campanhas de 'Ceo Fraud' caracterizam-se, segundo a PJ, essencialmente, pelo envio de e-mails ou mensagens de texto, em que um agente malicioso, fazendo passar-se por uma entidade relacionada de alguma forma com a organização alvo, faz pedidos de natureza financeira a colaboradores dessa mesma organização, podendo conduzir estes a realizar transferências bancárias para contas associadas ao atacante. Em alguns casos são até apresentados ficheiros comprovativos, maioritariamente documentos forjados, de alteração de contas bancárias.

Leia Também: Ex-presidente da Colômbia Álvaro Uribe acusado de subornar testemunhas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório