Meteorologia

  • 17 JUNHO 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 22º

100 dos 126 milhões para Kyiv foram anunciados por Costa. Mas quem paga?

O ministro português dos Negócios Estrangeiros esclarece que 100 dos 126 milhões hoje anunciados estavam acordados, mas não pagos.

100 dos 126 milhões para Kyiv foram anunciados por Costa. Mas quem paga?
Notícias ao Minuto

23:18 - 28/05/24 por Marta Amorim

País Governo

Paulo Rangel esclareceu esta terça-feira que o acordo a 10 anos firmado esta terça-feira entre o Governo português e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, foi 'prometido' pelo ex-primeiro-ministro António Costa - e especificou os valores anunciados (e pagos).

"É um acordo do Governo Português, não é de partidos. Mas quem se comprometeu a fazer este acordo foi António Costa na Cimeira de Vilnius", atirou o ministro português dos Negócios Estrangeiros em entrevista à SIC Notícias.

Sobre os 126 milhões, valor que Portugal dará a Kyiv em 2024, 100 milhões estavam já acordados pelo anterior Executivo.

"O ex-primeiro-ministro António Costa em gestão falou com o líder da oposição e ambos acordaram que se dessem 100 milhões para a iniciativa Chéquia", disse Paulo Rangel, frisando que "quem pagou" não foi o anterior Governo, mas sim o Executivo de Luís Montenegro. 

Os 26 milhões vêm assim reforçar o 'cheque' de 100 milhões de euros anunciados por António Costa, ao abrigo do programa de compra comum de munições para a Ucrânia desenvolvido pela Chéquia.

"Parceiros". Futuro, apoios e paz marcam visita de Zelensky a Portugal

Presidente ucraniano esteve em Portugal onde foi recebido pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, e pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Recorde todas as incidências da visita.

Notícias ao Minuto | 12:58 - 28/05/2024

De recordar que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, esteve esta tarde em Lisboa onde participou um encontro bilateral com o primeiro-ministro, Luís Montenegro, e foi também recebido com honras militares no Palácio de Belém, em Lisboa, pelo chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa -, com quem teve um encontro seguido de jantar.

Zelensky chegou a Portugal cerca das 14h50 para uma visita de algumas horas, tendo assinado com Montenegro um acordo bilateral de cooperação e segurança. Este acordo prevê que Portugal preste apoio militar à Ucrânia no valor de pelo menos 126 milhões de euros neste ano.

Leia Também: Mais de meia centena de ucranianos expressam em Lisboa apoio a Zelensky

Recomendados para si

;
Campo obrigatório