Meteorologia

  • 13 JUNHO 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 25º

Santa Maria realiza primeiro transplante renal duplo. Doente a recuperar

De acordo com o hospital, esta é uma "intervenção de grande complexidade técnica".

Santa Maria realiza primeiro transplante renal duplo. Doente a recuperar
Notícias ao Minuto

16:06 - 27/05/24 por Notícias ao Minuto

País Hospital de Santa Maria

O Hospital de Santa Maria, em Lisboa, levou a cabo o seu primeiro primeiro transplante renal duplo a 24 de maio. A cirurgia foi um sucesso, estando a doente a recuperar.

"Este é o segundo marco histórico para a transplantação na Unidade Local de Saúde de Santa Maria (ULSSM) em apenas um ano, depois de em 2023 as equipas do então Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte terem realizado o seu primeiro transplante renal cruzado", realçou a unidade, em comunicado enviado às redações.

De acordo com o hospital, esta é uma "intervenção de grande complexidade técnica", pelo que a cirurgia foi realizada "pela altamente diferenciada e experiente equipa multidisciplinar da Unidade de Transplantação de Santa Maria, que em 35 anos de atividade já realizou perto de 1.300 transplantes a doentes acompanhados pelo Serviço de Nefrologia e Transplantação da ULSSM".

"O transplante renal é a técnica de substituição da função renal que proporciona maior sobrevivência e melhor qualidade de vida ao doente renal crónico. Adicionalmente, quando comparado com a diálise, acarreta também menores encargos financeiros para o sistema de saúde", esclareceu.

A unidade salientou ainda que a falta de órgãos faz com que os doentes renais crónicos tenham de aguardar por um transplante em listas de espera. Por forma a combater este cenário, "nos últimos anos foram alargados os critérios de aceitação dos dadores e algumas Unidades de Transplantação têm implantado os dois rins do dador no mesmo recetor, o transplante duplo de rim".

Leia Também: GNR detém 14 pessoas em operação de prevenção criminal no Seixal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório