Meteorologia

  • 17 JUNHO 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 22º

Linha Amarela do Metro de Lisboa reabriu às 10h02

A linha Amarela do Metropolitano de Lisboa já está a funcionar normalmente depois de ter sido cortada devido a um problema de sinalização, disse hoje à Lusa a porta-voz da empresa.

Linha Amarela do Metro de Lisboa reabriu às 10h02
Notícias ao Minuto

10:51 - 24/05/24 por Lusa

País Metropolitano de Lisboa

"A linha Amarela (Rato-Odivelas) reabriu às 10h02 na sua totalidade. Vamos agora tentar repor a circulação na linha Verde por troços", indicou Helena Taborda.

A circulação de comboios nas linhas Amarela e Verde estava interrompida desde as 07h48 devido a uma avaria no sistema de sinalização, que obrigou à saída dos passageiros pela via na estação de Alvalade, não se verificando quaisquer danos pessoais, explicou o Metropolitano de Lisboa.

A Linha Verde - entre Telheiras e o Cais do Sodré - continua interrompida.

Em declarações à agência Lusa, Helena Taborda explicou que a avaria no sistema de sinalização motivou "um comportamento anormal numa agulha".

"Este comportamento anormal da agulha gerou que um comboio tivesse um comportamento anormal. O sistema de segurança bloqueou o comboio, que parou. Não andou mais", referiu.

A porta-voz do Metro de Lisboa esclareceu ainda que não ocorreu qualquer descarrilamento, ao contrário do que foi inicialmente avançado à Lusa pela PSP.

"Não houve nenhum descarrilamento. O comboio está direitinho. Fez foi uma travagem brusca", afirmou.

Na sequência da paragem do comboio, que aconteceu a dois metros da estação de Alvalade, os cerca de 500 passageiros que transportava tiveram de ser retirados pela galeria.

Para essa operação decorrer em segurança, teve de se cortar a energia elétrica, que também fornece a linha Amarela.

"Há um troço em comum do circuito de energia entre a linha Verde e a Amarela, daí termos de ter desligado a corrente na linha Amarela para retirar as pessoas", explicou Helena Taborda.

A porta-voz da transportadora disse ainda que o comboio vai para as oficinas e só depois de a linha Verde estar desobstruída é que poderá ser reativada a circulação, por troços.

Toda a operação decorreu no estrito cumprimento das regras de segurança, acrescentou.

O Metropolitano de Lisboa opera diariamente com quatro linhas: Amarela (Rato-Odivelas), Verde (Telheiras-Cais do Sodré), Azul (Reboleira-Santa Apolónia) e Vermelha (Aeroporto-São Sebastião).

Normalmente, o metro funciona entre as 06h30 e as 01h00.

[Notícia atualizada às 11h30]

Leia Também: Metro abre inquérito a descarrilamento. Circulação retomada "por troços"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório