Meteorologia

  • 17 JUNHO 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 22º

Marinhas de Portugal e Espanha participaram em exercício no Guadiana

A Marinha portuguesa e a espanhola participaram nos últimos dois dias num exercício de segurança marítima no troço internacional do rio Guadiana com o objetivo de melhorar a partilha de informação e o esforço conjunto nas operações.

Marinhas de Portugal e Espanha participaram em exercício no Guadiana
Notícias ao Minuto

10:43 - 24/05/24 por Lusa

País Marinha Portuguesa

De acordo com informação disponível no 'site' da Marinha portuguesa, foram feitos vários "exercícios navais e de combate a ilícitos em águas interiores", com o objetivo de "melhorar a partilha de informação e otimizar o esforço conjunto nas operações da autoridade".

O exercício MARSEC-24, que decorreu na quarta e na quinta-feira, foi coordenado pelo Comando Marítimo de Huelva e contou com a participação da lancha fiscalização NRP Cassiopeia, da lancha da Marinha espanhola SPS P-114, bem como da Capitania de Vila Real de Santo António e a Ayundantia Naval de Ayamonte.

No comunicado, é realçado que a "Marinha e a Autoridade Marítima Nacional continuam diariamente a contribuir para a segurança dos espaços marítimos nacionais, bem como para a defesa dos interesses nacionais e dos portugueses".

A Marinha espanhola, citada pela agência efe, acrescenta que o exercício decorreu também nas águas do porto de Ayamonte, Huelva.

"O exercício (...) centrou-se no aperfeiçoamento dos procedimentos para o intercâmbio de informações relativas à segurança da navegação, náutica de recreio e pesca no troço internacional do rio Guadiana, com o objetivo último de promover o desenvolvimento de tratados internacionais entre Espanha e Portugal", indica a Marinha espanhola.

Leia Também: Taiwan cercada por caças e navios da marinha chinesa pelo segundo dia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório