Meteorologia

  • 21 JUNHO 2024
Tempo
22º
MIN 14º MÁX 24º

Ministra garante novo hospital em Barcelos mas não se compromete com prazos

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, afirmou hoje que o novo hospital de Barcelos será construído "o mais brevemente possível", mas não se comprometeu com quaisquer prazos.

Ministra garante novo hospital em Barcelos mas não se compromete com prazos
Notícias ao Minuto

19:06 - 23/05/24 por Lusa

País Ana Paula Martins

"Não temos um calendário porque não o podíamos ter neste momento", referiu, sublinhando que é ainda preciso terminar o projeto de arquitetura e rever o plano funcional do futuro hospital, atualizando valências, especialidades médico-cirúrgicas e as necessidades em termos de recursos humanos e de infraestruturas tecnológicas.

Em declarações aos jornalistas em Barcelos, a ministra lembrou que aquele é um projeto que está prometido "há muitos anos", mas que nunca foi concretizado.

"O nosso compromisso é que o faremos o mais brevemente possível. Vai fazer parte do plano das infraestruturas que este Governo vai lançar e vai concretizar", acrescentou.

Sublinhou que o novo hospital é uma ambição e uma necessidade de Barcelos e que a sua construção foi uma promessa eleitoral da Aliança Democrática, na campanha para as últimas legislativas.

"Palavra dada é palavra honrada", disse.

Em 2007, o Governo e a Câmara de Barcelos assinaram um protocolo para a construção do novo hospital daquela cidade.

O projeto do hospital seria depois apresentado publicamente pelo então secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro.

No entanto, o processo nunca saiu da gaveta.

O hospital, que serve os concelhos de Barcelos e Esposende, funciona num edifício propriedade da Santa Casa da Misericórdia.

Leia Também: Ministra da Saúde garante os meios necessários para o Algarve no verão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório