Meteorologia

  • 23 JUNHO 2024
Tempo
30º
MIN 17º MÁX 30º

Elevador da Lada no Porto reabre na próxima 2.ª-feira após reabilitação

O Elevador da Lada, no Porto, que liga a Ribeira à Sé, vai reabrir ao público na próxima segunda-feira, após ter sido alvo de uma "reabilitação estrutural completa", informou hoje a STCP Serviços, gerente da infraestrutura.

Elevador da Lada no Porto reabre na próxima 2.ª-feira após reabilitação
Notícias ao Minuto

13:38 - 23/05/24 por Lusa

País Porto

De acordo com um comunicado hoje enviado pela subsidiária da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), o elevador panorâmico "passou por uma reformulação completa e apresenta um passadiço renovado, nova cabine e nova sinalética informativa".

"Além disso, toda a estrutura metálica foi alvo de limpeza e tratamento adequados à corrosão a que está sujeita", pode ler-se no comunicado.

De acordo com a gerente da STCP Serviços Teresa Stanislau, citada no comunicado, o elevador, além de um "ponto turístico", é "essencial para os moradores e para os utentes e funcionários do Centro Social do Barredo, que o utilizam diariamente".

Segundo a responsável, em 2023 "foram registados perto de 64 mil utilizadores".

Com a reabertura entram também em vigor o regulamento e tarifário aprovados pelo município no final de 2023, "com a implementação de sistema de controlo de acessos que permite assegurar o serviço gratuito para titulares Cartão Porto. e Andante (com zona PRT1), assim como para utentes do centro social".

"Os turistas poderão usufruir da vista acedendo ao equipamento com um bilhete Lada ou com um bilhete combinado Lada+Funicular", refere a STCP Serviços, especificando que a tarifa do bilhete Lada é de dois euros para adultos e um euro para crianças até aos 12 anos e o combinado de cinco euros para adultos e três euros para crianças.

"A partir da próxima semana já é possível utilizá-lo de domingo a quinta-feira, das 08:00 às 22:00, e sextas e sábados, das 08:00 às 24:00 (horário de verão)", segundo a gerente do elevador.

Com uma altura de 33,9 metros, o elevador panorâmico está inserido no plano de reabilitação do Barredo, que se desenrolou durante cerca de 25 anos, ou seja, de 1974 a 1999, e foi pensado para vencer a diferença de quotas e facilitar o acesso à zona central do bairro.

Segundo informação na página oficial da Câmara do Porto, o Ascensor da Ribeira do Porto, conhecido como Elevador da Lada, foi encerrado a 11 de setembro de 2023 prevendo-se então que a reabertura fosse no final do ano.

Leia Também: Mais de 90 oradores na QSP Summit para "repensar as organizações"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório