Meteorologia

  • 23 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Betão. Movimentos entregam petição em defesa de zona de Carcavelos

Elementos de movimentos ambientais concentraram-se hoje frente ao parlamento, em Lisboa, e entregaram uma petição com mais de oito mil assinaturas apelando ao resgate da Quinta dos Ingleses, em Carcavelos, concelho de Cascais, ameaçada por empreendimentos imobiliários.

Betão. Movimentos entregam petição em defesa de zona de Carcavelos
Notícias ao Minuto

16:25 - 15/05/24 por Lusa

País betão

"Fizemos a entrega simbólica da mais recente petição pública relativa à Quinta dos Ingleses, com 8.288 assinaturas, que têm de ser contabilizadas no dia anterior à entrega", afirmou à Lusa o vice-presidente da associação SOS Quinta dos Ingleses, Pedro Jordão.

Os ambientalistas foram recebidos pelo deputado e vice-presidente da Assembleia da República, Marcos Perestrello (PS), em representação do presidente, José Pedro Aguiar-Branco (PSD), a quem entregaram a petição "Pela Proteção da Mata da Quinta dos Ingleses".

"A manifestação em frente à Assembleia da República pretendeu marcar simbolicamente essa entrega da petição, com uma instalação da artista Regina Frank e a presença da escultura 'Alice', do artista urbano Superlinox, que em tempos esteve em frente à estação de Carcavelos", acrescentou Pedro Jordão.

A petição, lançada em agosto de 2023 e que hoje contabilizava pelo menos 8.345 assinaturas, considera que a mata da Quinta dos Ingleses "precisa de ser protegida, porque dela depende o ecossistema da praia de Carcavelos, o bem-estar e a segurança da população" que vive na orla costeira da freguesia, no distrito de Lisboa.

"Neste momento, está ameaçada por um projeto megalómano de 850 apartamentos em edifícios de nove andares (sete acima do solo), hotéis e zonas comerciais, reduzindo apenas para oito hectares o bosque centenário existente", lê-se na petição.

Apesar de "descuidada e até maltratada", a mata "é um 'habitat' de fauna e flora, desempenhando um papel essencial na regulação da qualidade e temperatura do ar, na estabilidade e retenção dos solos" e do areal da praia de Carcavelos, "prevenindo a erosão do recorte natural da orla costeira", aponta-se.

Para os peticionários, "não é mera coincidência que nas duas praias com maior extensão de areia, Carcavelos e Guincho, existam zonas extensas de mata na sua proximidade" e o aumento populacional, com mais alguns milhares de habitantes, "terá impacto negativo a nível do trânsito, da poluição atmosférica e do ruído".

A zona adjacente à praia de Carcavelos tem sido sujeita a grande pressão urbana, com a implantação do complexo da Nova SBE e também a construção da escola superior de saúde e de uma unidade hoteleira, em curso na ponta oposta do areal, refere-se na petição.

"Em crise climática, não precisamos de mais prédios e arruamentos, mas sim de um projeto de valorização e preservação do bosque existente e da área envolvente, que respeite e crie uma harmonia com a praia e com áreas urbanas que o rodeiam", defende-se no documento, notando que "a Câmara de Cascais tem valorizado bastante os espaços verdes a norte do concelho, nomeadamente junto ao Guincho, Quinta do Pisão, e Vale das Vinhas".

A petição apela à proteção da praia de Carcavelos e da orla marítima de Cascais, à suspensão do atual projeto de urbanização da Quinta dos Ingleses e para que "travem este ecocídio".

Segundo Pedro Jordão, o deputado socialista agradeceu a entrega e falou da "importância das petições públicas como forma de exercício de cidadania num Estado de direito".

O documento será analisado pelos serviços do parlamento, que vão elaborar um relatório para aferir o cumprimento das normas da discussão das petições, e eventualmente recomendar medidas sobre o assunto.

Na entrega da petição, além do movimento Alvorada da Floresta, o dirigente associativo salientou a participação de "três crianças para simbolizar a preocupação dos mais jovens com a Quinta dos Ingleses e as questões ambientais".

Numa altura em que a zona foi vedada e tiveram início obras, a SOS Quinta dos Ingleses vai solicitar audiências a todos os partidos representados no parlamento, tendo já agendada uma reunião com a Iniciativa Liberal, e uma visita do PS à Quinta dos Ingleses.

Leia Também: Antigo presidente de Vila Verde António Cerqueira morre aos 85 anos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório