Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Jovem de 22 anos morre afogado em lagoa de pedreira desativada em Sintra

Outros dois jovens foram resgatados com vida das águas da lagoa. O alerta foi dado às 13h44.

Jovem de 22 anos morre afogado em lagoa de pedreira desativada em Sintra
Notícias ao Minuto

16:10 - 08/05/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Pedra Furada

Um jovem de 22 anos morreu afogado, esta quarta-feira, na lagoa da pedreira desativada de Pedra Furada, no concelho de Sintra, distrito de Lisboa.

Segundo o que o segundo comandante dos voluntários de Montelavar, Luís Costa, confirmou à Lusa, outros dois foram resgatados com vida das águas.

O grupo de jovens estava a tomar banho numa antiga lagoa de uma pedreira na Pedra Furada, "com cerca de 60 metros de profundidade".

O corpo foi "retirado por uma equipa de mergulhadores dos bombeiros de Montelavar", após uma hora e meia de buscas, e "outros dois foram resgatados antes da chegada dos meios de socorro, acrescentou.

O grupo de jovens não será oriundo das localidades próximas da antiga pedreira, mas "da zona urbana de Sintra", no distrito de Lisboa, admitiu o responsável dos bombeiros.

O terreno da antiga pedreira encontra-se vedado, mas Luís Costa explicou que "as pessoas não ligam" e a lagoa costuma ser procurada durante os dias de maior calor.

Recorde-se que os bombeiros de Montelavar tinham confirmado anteriormente ao Notícias ao Minuto, que estavam a ser realizadas buscas por um homem que se encontrava desaparecido na lagoa.

No local, de acordo com o segundo comandante, estiveram 18 operacionais e quatro viaturas dos voluntários de Montelavar, elementos da GNR e uma equipa de psicólogos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

O alerta foi dado às 13h44 e, a tomar conta da ocorrência, encontrou-se a Guarda Nacional Republicana (GNR).

O presidente da União de Freguesias de Almargem do Bispo, Pero Pinheiro e Montelavar, Rui Maximiano, confirmou à Lusa que no local da antiga pedreira já ocorreram várias mortes por afogamento, apesar das tentativas para se encontrar uma solução para o espaço, propriedade da Infraestruturas de Portugal.

[Notícia atualizada às 18h23]

Leia também: Homem parte vidro de carro para furtar, mas alarme denunciou-o

Recomendados para si

;
Campo obrigatório