Meteorologia

  • 27 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 22º

GNR deteta descarga ilegal de efluentes domésticos no rio Lis em Leiria

Denuncia foi feita por populares e levou à mobilização dos elementos do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA).

Notícias ao Minuto

17:21 - 24/04/24 por Notícias ao Minuto

País GNR

A Guarda Nacional Republicana (GNR) detetou, no domingo, uma descarga ilegal de efluentes domésticos para o rio Lis, no concelho de Leiria.

Num comunicado enviado às redações, a GNR dá conta que elementos do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) se deslocaram ao local após várias denúncias feitas por populares. Foi, então, possível verificar "a existência de uma descarga de efluentes domésticos diretamente para o rio Lis, sem que fossem sujeitos a qualquer tratamento prévio".

A Guarda apurou que na origem da descarga esteve a "obstrução de uma conduta de saneamento básico". A existência de tintas e diluentes nos efluentes domésticos, que são altamente contaminantes e poluentes, levou à intervenção dos dos serviços municipais de Leiria que desobstruíram a conduta entupida.

A GNR elaborou "um auto de contraordenação por descarga de forma direta ou indireta em recurso hídrico de substância líquida potencialmente poluente", que foi remetido à Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Leia Também: GNR apreende cerca de 500 máquinas de jogo e constitui 5 arguidos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório