Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

25 de Abril. Céu muito nublado e mar encrespado para a Revolução

As previsões do estado do tempo para 25 de abril são de períodos de céu muito nublado, vento fraco, boa visibilidade e mar encrespado, segundo a antevisão do Serviço Meteorológico Nacional de há 50 anos.

25 de Abril. Céu muito nublado e mar encrespado para a Revolução
Notícias ao Minuto

16:48 - 24/04/24 por Lusa

País 25 de Abril

O estado do tempo para a última quinta-feira de abril de 1974 não vai diferir muito nas zonas norte, central e sul de Portugal continental e até no arquipélago da Madeira, onde o céu também vai estar geralmente muito nublado, o vento será fraco de norte, haverá boa visibilidade e o mar estará encrespado, com ondulação fraca de noroeste.

Cinco décadas depois do golpe militar que depôs o antigo regime, aguarda-se uma (nova) quinta-feira com muita nebulosidade no norte e centro de Portugal continental e pouca no sul, o vento será forte na faixa costeira ocidental e nas terras altas, enquanto se aguarda uma descida da temperatura máxima, em especial no litoral oeste, e uma subida da mínima no interior norte e centro.

Pode cair uma chuva fraca nas regiões do norte e centro, a partir da tarde, em especial no litoral, indica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que, desde 74, já se chamou Serviço Meteorológico Nacional (SMN), Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) e Instituto de Meteorologia (IP).

As nuvens vão também estar presentes na Madeira e nos Açores, mas só estão previstos aguaceiros e fracos nos grupos central e oriental do arquipélago açoriano.

Em Lisboa, onde os militares depuseram o poder liderado por Marcello Caetano, a temperatura do ar, no dia 25 de abril de 1974, não passou dos 15 graus Celsius e para a próxima quinta-feira não deve ir além dos 19º, de acordo com os dados cedidos à Lusa pelo instituto.

Há 50 anos, o estado do tempo estava a ser influenciado por um anticiclone centrado na Escócia e por uma baixa pressão, centrada a sul de Espanha, que fazia chegar a Portugal uma massa de ar instável.

Na próxima quinta-feira, a alteração da localização do anticiclone que tem vindo a condicionar o estado do tempo vai trazer mudanças, com temperaturas mais baixas, chuva e vento, de acordo com o IPMA, que associando-se às comemorações do cinquentenário do 25 de Abril, tem em exposição "O Tempo de Abril, 50 Anos Depois - Testemunhos da Meteorologia".

A "Operação Fim de Regime" foi desencadeada na madrugada de 25 de abril de 1974, pondo fim a 48 anos de ditadura em Portugal.

Estão previstos dezenas de desfiles comemorativos pelo país e o tempo não vai estar proibitivo.

Leia Também: Diplomatas portugueses pedem mais meios para embaixadas e consulados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório