Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Ministra da Saúde aceita demissão do diretor-executivo do SNS

Fernando Araújo apresentou na terça-feira a demissão da direção-executiva do SNS, que hoje se esclarece ser uma "decisão individual".

Ministra da Saúde aceita demissão do diretor-executivo do SNS
Notícias ao Minuto

15:38 - 24/04/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

País SNS

"A ministra respondeu já ao doutor Fernando Araújo, agradecendo a comunicação e serviço prestado, e transmitindo a aceitação daquele pedido, que foi apresentado de modo voluntário e espontâneo", pode ler-se na nota enviada pelo Ministério da Saúde esta quarta-feira.

Recorde-se que o diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que anunciou na terça-feira a sua demissão (e da sua equipa), alegando que não queria ser obstáculo ao Governo nas políticas e nas medidas que considere necessárias.

Embora a comunicação de Fernando Araújo falasse de uma demissão em conjunto com a equipa, o comunicado desta quarta-feira fala de uma "decisão individual de pedir a emissão do respetivo cargo".

Ana Paula Martins indica que a cessação do contrato acontecerá com a entrega do "relatório da sua atividade (...) no prazo de cerca de 60 dias."

O Ministério da Saúde acrescenta que "no devido tempo será conhecida a solução para a Direção Executiva que terá a missão de realizar efetivas reformas, incluindo na gestão operacional e prestação de cuidados, que são inadiáveis para virar a página em defesa do SNS, e finalmente remediar a pesada herança que tanto prejudica o acesso, em tempo e qualidade, à saúde, em especial pelas pessoas mais vulneráveis".

A direção executiva do SNS iniciou a sua atividade em 1 de janeiro de 2023, na sequência do novo Estatuto do Serviço Nacional de Saúde (SNS) proposto ainda pela então ministra Marta Temido, com o objetivo de coordenar a resposta assistencial de todas as unidades do SNS e de modernizar a sua gestão.

[Notícia atualizada às 15h54]

Leia Também: Chega, BE e PCP contra DE-SNS, PS e Livre querem explicações

Recomendados para si

;
Campo obrigatório