A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve um homem de 33 anos e uma mulher de 42 anos, pela suspeita do crime de furto de carteiras.
Em comunicado, a PSP explica que o caso aconteceu por volta das 11h40 de terça-feira, na rua da Trindade, no Porto.
Os agentes da PSP "verificaram" que a dupla, já referenciada por essa mesma autoridade pela prática de crimes contra o património, "mormente furto por carteirista", através de "astúcia", roubou a carteira a uma turista de 74 anos de idade, "pelo que foram de imediato intercetados".
A vítima, conta a PSP, não se tinha apercebido que a dupla lhe tinha roubado a carteira. No fim da operação, a polícia apreendeu a carteira, "contendo documentação de identificação, bancária e quantia monetária", e devolveu-a à idosa.
Os detidos são presentes junto das Autoridades Judiciárias nesta quarta-feira.
Na mesma missiva, a PSP admite que "tem verificado que frequentemente os cidadãos não tomam as precauções devidas, de forma a evitar/dificultar a prática destas ações delituosas".
Por isso, a autoridade aconselha os cidadãos a "tomarem medidas de salvaguarda dos seus bens, nomeadamente levar sempre a carteira dentro do seu casaco ou nos bolsos da frente das calças e nunca dentro de uma mochila".
Também devem "ter em conta que podem ser criados incidentes (dissimulados ou não) com o intuito de o distrair" e não devem esquecer "que um furto de um carteirista pode acontecer a qualquer um, pelo que lhes devemos dificultar a vida ao máximo".
Finalmente, a pessoa não se deve "distrair, tendo sempre em atenção o que se passa em seu redor", conclui a PSP.
Leia Também: Três carteiristas detidos por roubar "astuciosamente" turista em Lisboa