Meteorologia

  • 24 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 25º

Cobertura vacinal até aos 7 anos mantém-se elevada

Dados constam do Relatório Síntese Anual da Vacinação 2024 divulgado esta terça-feira pela DGS.

Cobertura vacinal até aos 7 anos mantém-se elevada

Em 2023, as coberturas vacinais de todas as vacinas recomendadas no Programa Nacional de Vacinação (PNV), avaliadas até aos 7 anos de idade, "permaneceram muito elevadas", revela o um estudo sobre a vacinação em Portugal, realizado durante o ano passado, e divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o Relatório Síntese Anual da Vacinação 2024, a que o Notícias ao Minuto teve acesso, "cerca de 99%" dos bebés têm a vacinação completa "no fim do primeiro ano de vida", "atingindo ou ultrapassando a meta dos 95% nos seguintes".

O estudo revela também que as elevadas coberturas vacinais contra o sarampo "se mantêm, cumprindo e ultrapassando a meta nacional e internacional dos 95%, reforçando a proteção com o objetivo de evitar ou limitar surtos".

Na vacinação contra a doença meningocócica do grupo B, introduzida no PNV em outubro de 2020, "foi atingida ou ultrapassada a meta dos 95% em todas as coortes abrangidas, à semelhança das restantes vacinas recomendadas na mesma idade".

Vacinação de jovens contra o HPV mantém nível de excelência

O estudo concluiu ainda que a vacinação do sexo feminino contra o HPV "mantém o seu nível de excelência, de 90% para o esquema completo, quando completam os 12 anos de idade".

Também a cobertura vacinal do sexo masculino contra HPV, introduzida no PNV em outubro de 2020, revela uma "significativa adesão à vacinação". "Nas coortes de 2009, 2010 e 2011 (respetivamente 14, 13 e 12 anos de idade), verificam-se coberturas próximas de 90% para o esquema vacinal completo".

Quanto à cobertura vacinal estimada da grávida, para proteger o recém-nascido contra a tosse convulsa, os dados revelam que esta se mantém níveis elevados: 84% em 2023.

Quanto aos dados preliminares do relatório referentes à campanha de Vacinação Sazonal Outono Inverno de 2023-2024, que continua a decorrer até 30 de abril, assinalou-se um aumento de 18 pontos percentuais da cobertura vacinal do grupo etário dos 60-64 anos (45%), que passou a ser abrangido, em 2023, pela gratuitidade da vacinação contra a gripe.

A manutenção destes "excelentes resultados", destaca a DGS, deve-se ao "à dedicação e esforço diário dos profissionais de saúde, bem como da confiança que a população deposita na vacinação".

Leia Também: Temos "elevadas taxas de cobertura vacinal" mas "desafios existem sempre"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório