Meteorologia

  • 25 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 25º

Pedidos de apoio de imigrantes brasileiros têm aumentado

O cônsul-geral do Brasil em Lisboa admitiu hoje um aumento dos pedidos de apoio de imigrantes brasileiros ao consulado, muitos vindos também de cidadãos que se encontram em prisões portuguesas, que disse serem ao todo 450.

Pedidos de apoio de imigrantes brasileiros têm aumentado
Notícias ao Minuto

20:31 - 22/04/24 por Lusa

País Brasil

Em declarações aos jornalistas, numa conferência de imprensa convocada para anunciar que o posto de Lisboa é o primeiro no estrangeiro a emitir o novo passaporte brasileiro, o embaixador Wladimir Valler Filho disse que há "em Portugal 450 presos e presas brasileiros", adiantando que grande parte destes cidadãos está presa por questões ligadas com o tráfico de droga.

Dois terços dos detidos são homens e um terço são mulheres, disse o diplomata, realçando, porém, que o número de mulheres brasileiras detidas tem vindo a aumentar por ligações ao tráfico de estupefacientes.

"Para esse delito o número de mulheres é bem maior que o de homens e tem aumentado", afirmou.

Mas, de acordo com o embaixador, também existem muito pedidos de apoio ao consulado porque "há muito casos de menores, por separação dos conjuges".

Já "os casos de violência doméstica contra mulheres diminuíram", destacou, salientando que "houve uma diminuição muito significativa destes casos".

Da comunidade que já está há muito tempo a residir em Portugal, o consulado também tem vindo a receber vários pedidos de auxílio, assim como de pessoas que querem retornar ao país, acrescentou Wladimir Valler Filho.

Leia Também: Consulado em Lisboa será o primeiro a emitir novo passaporte do Brasil

Recomendados para si

;
Campo obrigatório