Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 19º

Montana. Detido em Aveiro 'cabecilha' de rede criminosa internacional

"A rede criminosa, que usava identidades roubadas de cidadãos colombianos, portugueses, espanhóis e venezuelanos, é suspeita da 'lavagem' de mais de 10 milhões de euros", revelou a PJ.

Montana. Detido em Aveiro 'cabecilha' de rede criminosa internacional
Notícias ao Minuto

14:06 - 17/04/24 por Notícias ao Minuto

País PJ

Uma rede criminosa internacional de tráfico de estupefacientes e branqueamento de capitais, ativa há mais de oito anos na União Europeia e na América do Sul, foi desmantelada numa operação realizada em Portugal e Espanha.

De acordo com um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, a Polícia Judiciária (PJ) revelou que como resultado da Operação Montana, coordenada pela Europol desde 2021, foram detidos 20 suspeitos após 13 buscas.

"A rede criminosa, que usava identidades roubadas de cidadãos colombianos, portugueses, espanhóis e venezuelanos, é suspeita da 'lavagem' de mais de 10 milhões de euros", lê-se na nota.

De acordo com a PJ, a rede desmantelada estava "a ser investigada há alguns anos pelas autoridades espanholas - Mossos d’Esquadra e Polícia Nacional –, com a indicação de que cidadãos portugueses participavam ativamente no branqueamento de capitais oriundos de Espanha".

No âmbito das diligências solicitadas à PJ, foram realizadas, em território nacional, duas buscas domiciliárias na zona de Ílhavo e de Aveiro, que visaram o principal suspeito, responsável pelo transporte físico de dinheiro de Espanha para Portugal.

"Este cidadão português recebia indicações de cabecilhas da rede criminosa para a recolha do dinheiro em Espanha. Depois, transportava-o no seu veículo, de forma oculta, para o nosso país e depositava-o em bancos portugueses, em contas tituladas por outros suspeitos, pertencentes à diáspora portuguesa na América Latina, sobretudo Venezuela, que as cediam para fazer passar dinheiro oriundo do tráfico de estupefacientes", refere a PJ.

A moradia onde o suspeito vivia, na zona de Aveiro, foi alvo de buscas, tendo sido apreendidos mais de 40 mil euros em dinheiro, máquinas de contar dinheiro, joias e barras em ouro, documentos bancários, uma arma de fogo e ainda apontamentos escritos que ligam o detido ao branqueamento de dinheiro, oriundo do tráfico de estupefacientes em Espanha.

Como resultado de toda a Operação Montana, realizada em Portugal e em Espanha, foram apreendidos um total de 156 mil euros em dinheiro, barras de ouro no valor de 35 mil euros, mais de 50 veículos, joias e 30 relógios de luxo no valor de 500 mil euros e dispositivos eletrónicos.

Mais de 100 contas bancárias e 10 imóveis com valor superior a 3 milhões de euros foram, também, bloqueados em resultado da operação.

As autoridades espanholas e portuguesas continuam a efetuar diligências para identificar e localizar outros cidadãos relacionados com este esquema de branqueamento.

Leia Também: TikTok multado em Itália? "Não estamos de acordo com esta decisão"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório