Meteorologia

  • 23 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 23º

Semana arranca com menos calor mas chegará a 30ºC. E nos restantes dias?

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, as temperaturas máximas para esta semana deverão variar entre os 16 e os 30ºC - podendo mesmo chegar aos 32ºC nas regiões Centro e Sul.

Semana arranca com menos calor mas chegará a 30ºC. E nos restantes dias?
Notícias ao Minuto

09:10 - 15/04/24 por Notícias ao Minuto

País Temperaturas

Depois de um fim de semana em que as temperaturas de verão estiveram à ‘espreita’ e levaram muitas pessoas à praia, as temperaturas vão descer esta segunda-feira, em especial as máximas.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o Algarve será a região onde se vai sentir mais calor, com os termómetros a chegarem aos 30ºC. Esta será mesmo a única zona que vai ultrapassar os ‘vintes’. No Alentejo, as temperaturas devem chegar aos 28ºC, nos distritos de Évora e Beja – temperatura esta que também se deverá sentir tanto nas regiões de Castelo Branco como Setúbal.

Em Santarém, deverão ser registados 27ºC de máxima, e, no continente, só Portalegre, Viseu e Braga ficarão acima dos 25ºC, com os termómetros a chegar aos 26ºC.

Por todo o território continental o céu deverá estar nublado e nas ilhas, as temperaturas estarão ‘distantes’. Se no Arquipélago da Madeira, onde deverá estar céu nublado com nuvens altas, as temperaturas se aproximam mais do continente, com máximas de 27ºC, o Arquipélago dos Açores tem chuva e aguaceiros previstos para todas as ilhas – onde as temperaturas máximas vão rondar os 20ºC, na Horta.

E no resto da semana?

Mas se a semana começa com as maiores ‘alterações’ em relação aos últimos dias, deverá estabilizar nos próximos dias. Enquanto esta segunda-feira o vento irá soprar do quadrante norte, para além da descida de temperatura mencionada não deverão haver sem oscilações significativas ao longo da semana, mantendo-se, no entanto, ainda acima do normal para a época do ano. 

"Deste modo, a temperatura máxima irá variar aproximadamente entre 16 e 30°C, podendo alcançar pontualmente 31/32°C nas regiões do Centro e Sul. A temperatura mínima irá variar aproximadamente entre 3 e 17°C", lê-se numa nota publicada pelo IPMA.

O tempo em geral seco deve-se, segundo explicam os especialistas, devido "à ação de um anticiclone localizado a sul da Islândia e a oeste das Ilhas Britânicas, por vezes estendendo-se em crista à Península Ibérica".

"Prevê-se a formação de alguns núcleos depressionários na região sul da Península, que poderão trazer alguma precipitação às regiões Centro e Sul de Portugal Continental no final da semana", lê-se na nota do IPMA, que acrescentou, na sexta-feira, que a probabilidade era reduzida.

Leia Também: Vai à praia? Autoridade Marítima reitera conselhos de segurança

Recomendados para si

;
Campo obrigatório