Meteorologia

  • 23 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 23º

Tempo continuará "em geral seco" na próxima semana (graças a anticiclone)

Mas a chuva poderá estar logo 'à porta', segundo o IPMA.

Tempo continuará "em geral seco" na próxima semana (graças a anticiclone)
Notícias ao Minuto

17:36 - 12/04/24 por Notícias ao Minuto

País IPMA

A semana de 15 a 21 abril deverá ser marcada pelo tempo “em geral seco” que se tem feito sentir, segundo as mais recentes previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Ainda assim, a chuva poderá estar logo ‘à porta’.

“Para a próxima semana espera-se a continuação de tempo em geral seco, devido à ação de um anticiclone localizado a sul da Islândia e a oeste das Ilhas Britânicas, por vezes estendendo-se em crista à Península Ibérica”, adiantou o organismo, num comunicado divulgado esta sexta-feira.

O IPMA salientou, contudo, que se prevê “a formação de alguns núcleos depressionários na região sul da Península, que poderão trazer alguma precipitação às regiões Centro e Sul de Portugal Continental no final da semana”. Ressalvou, ainda assim, que esta probabilidade é, de momento, reduzida, situando-se num valor “inferior a 40%”.

De qualquer modo, é esperada “uma pequena descida de temperatura no dia 15, em especial da máxima”, ainda que se mantenham “acima do normal para a época do ano” e sem que ocorram “oscilações significativas ao longo da semana”. O vento deverá soprar do quadrante norte.

Assim, a temperatura máxima estará entre os 16 e os 30°C, “podendo alcançar pontualmente 31/32°C nas regiões do Centro e Sul”. Por seu turno, a temperatura mínima variará entre 3 e 17°C.

Se na Madeira a tendência será semelhante à sentida no Continente, nos Açores são esperados aguaceiros e temperaturas entre os 13 e os 19ºC.

Leia Também: Radiação UV põe Portugal continental e Madeira em risco muito elevado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório