Meteorologia

  • 27 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 22º

Libertada tripulação do navio com bandeira portuguesa capturado pelo Irão

A informação foi confirmada pelo embaixador do Irão em Portugal, Seyed Majid Tafreshi, que garantiu que os 25 tripulantes "não estão a ser controlados, nem interrogados".

Libertada tripulação do navio com bandeira portuguesa capturado pelo Irão
Notícias ao Minuto

23:58 - 14/04/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Irão

O embaixador do Irão em Portugal, Seyed Majid Tafreshi, anunciou que a tripulação do navio com bandeira portuguesa que foi apreendido pela Guarda Revolucionária iraniana já foi libertada.

"Estão livres", respondeu Tafreshi em entrevista à RTP, quando questionado sobre o paradeiro dos 25 tripulantes do MSC Aries. 

"Perguntei e disseram que não estão a ser controlados, nem interrogados", acrescentou.

O diplomata afirmou que a "apreensão" do navio, que se encontra em "águas territoriais iranianas", foi uma "questão técnica" e explicou: "O Sistema de Identificação Automático, creio que se chama assim, estava desligado. Houve uma queixa".

O responsável avançou ainda que irá pedir uma reunião com o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Paulo Rangel, "para explicar" o ataque do Irão a Israel, que descreveu como um ato de "legítima defesa".

"Vou pedir-lhe que tente pôr em cima da mesa toda a vossa experiência para minimizar o risco de mais tensão", disse. 

Sublinhe-se que a agência Tasnim, ligada à Guarda Revolucionária iraniana, anunciou, no sábado, que "um navio cargueiro associado ao regime sionista [Israel]" foi capturado.

Trata-se do MSC Aries, um navio de carga com pavilhão português (registo na Região Autónoma da Madeira), sendo a empresa proprietária a Zodiac Maritime Limited, com sede em Londres, parte do grupo Zodiac, pertencente ao bilionário israelita Eyal Ofer.

O navio saiu de Khalifa, nos Emirados Árabes Unidos, com destino a Nhava Sheva, na Índia, e a última posição recebida foi sexta-feira, exatamente no mesmo local perto do Estreito de Ormuz onde foi apresado.

[Notícia atualizada às 00h09]

Leia Também: Portugal vai manter reserva sobre diligências em relação a navio apreendido

Recomendados para si

;
Campo obrigatório