Meteorologia

  • 28 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 28º

Mulher ligada a grupo que raptou idoso em Almancil detida pela PJ

O rapto do homem aconteceu a 24 de agosto de 2023, tendo a vítima sido deslocada para Barcelona, em Espanha. Em dezembro do mesmo ano, já tinham sido detidas sete pessoas.

Mulher ligada a grupo que raptou idoso em Almancil detida pela PJ
Notícias ao Minuto

11:14 - 13/04/24 por Notícias ao Minuto

País PJ

Uma mulher de 32 anos foi detida pela Polícia Judiciária (PJ) por crimes de rapto, roubo, detenção de arma proibida e branqueamento de capitais, praticados na zona de Loulé e Albufeira, em agosto de 2023.

Segundo aquela autoridade, em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, a mulher estava ligada ao grupo que raptou um homem de 82 anos a 24 de agosto de 2023, na zona de Almancil, tendo a vítima sido deslocada para Barcelona, em Espanha.

A detenção aconteceu na sequência de uma investigação conjunta da PJ com as autoridades policiais espanholas - Policia de la Generalitat de Catalunya (Mossos d'Esquadra) e Cuerpo Nacional de Policia (CNP) -, que culminou, em dezembro de 2023, na detenção de sete homens e duas mulheres.

Aos detidos em território espanhol, com idades entre os 21 e os 43 anos, com antecedentes criminais por crimes roubo em Espanha, foi aplicada a medida de coação de prisão preventiva. Já as ações criminosas praticadas em Portugal consistiram no rapto do homem português de 82 anos.

A cooperação com as autoridades espanholas permitiu chegar à identidade dos suspeitos do crime de rapto e de uma alargada rede de branqueamento de capitais que se estende a vários países da Europa, com o centro nevrálgico em Espanha.

Das buscas realizadas em dezembro do ano passado, resultou a apreensão de significativos elementos de prova, nomeadamente uma arma de fogo, réplicas de armas de fogo utilizadas nas ações criminosas, bem como material destinado à contrafação e falsificação de documentos de identificação e, também, documentação falsa. Foram, ainda, recuperadas duas viaturas de matrícula portuguesa que haviam sido alvo de roubo no nosso país.

A cidadã estrangeira agora detida pela PJ foi presente a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

Leia Também: Dois detidos por roubo com armas de fogo a café na Póvoa de Varzim

Recomendados para si

;
Campo obrigatório