Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Idoso raptado no Algarve é empresário da noite. Foi seguido durante dias

Grupo criminoso tentou raptar duas pessoas em Portugal.

Idoso raptado no Algarve é empresário da noite. Foi seguido durante dias
Notícias ao Minuto

09:03 - 29/12/23 por Notícias ao Minuto

País Rapto

O homem de 82 anos que foi raptado da sua casa em Almancil, no Algarve, no dia 25 de agosto, e levado para Barcelona, no país vizinho, é empresário da noite.

Segundo conta o El Pais, três jovens, de 24 e 25 anos, terão seguido os passos do empresário português durante vários dias, tendo aproveitado para perpetrar o sequestro no dia em o homem se alojou numa casa que tinha à venda no Algarve.

"Era um local solitário e escuro", descreveu na quinta-feira o inspetor da Polícia Judiciária portuguesa, Batista Correia. Quando o viram, apontaram-lhe uma arma e obrigaram-no a entrar no seu carro.

Além do rapto, a vítima sofreu violentas agressões e ameaças, com recurso a armas de fogo, para que lhe conseguissem extorquir cerca de 100 mil euros. Depois de terem conseguido retirar o dinheiro ao idoso, este foi amarrado a uma árvore, num local ermo, de forma a não ser descoberto. Contudo, este acabou por conseguir libertar-se e pedir ajuda.

A polícia relatou pormenores do sucedido admitindo que quando o idoso pediu ajuda, acharam a sua história inverossímil. Contudo, ao entrar em contacto com a polícia portuguesa começaram a acreditar na sua versão dos factos dado que o filho do empresário já tinha denunciado o seu desaparecimento às autoridades.

A partir daqui começou a investigação que demorou cerca de quatro meses e que culminou com a detenção de três jovens brasileiros. Segundo o El Pais, os homens foram detidos após cometerem um "erro".

Na rota de fuga para Espanha, os raptores gastaram o dinheiro do empresário em restaurantes e lojas de telefones. "Compraram uma mala e um telemóvel", explicou o inspetor Castillo, bem como tablets e outros produtos electrónicos, que permitiram à polícia identificar a sua localização e segui-los. Um dos homens foi detido na sua casa, em Alicante, a detenção dos outros dois não foi fácil, admitem as autoridades, uma vez que o grupo estava em constante circulação.

Recorde-se que dias antes da detenção, o grupo tentou sequestrar uma outra pessoa em Portugal. Tratava-se de uma mulher na casa dos 30 anos, também ela empresária, dona de lojas de roupa e cosméticos. O grupo foi surpreendido pela reação da mulher e acabou por raptá-la na sua própria viatura, um Land Rover.

A viatura possuía GPS e foi graças a ele que as autoridades conseguiram perseguir o grupo.

No decurso da investigação, foram detidas, no total, nove pessoas, os três presumíveis autores do rapto, que se encontram em prisão preventiva, e outras seis, que a polícia implica no esquema de roubo do dinheiro e na sua volatilização através de transferências bancárias em cadeia. No total, foram efetuadas sete buscas nas províncias de Alicante, Múrcia e Málaga.

Leia Também: Nove detidos por sequestro de idoso e tentativa de rapto de mulher

Recomendados para si

;
Campo obrigatório