Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Português raptado, agredido e roubado por grupo detido agora em Espanha

Vítima, de 82 anos, foi raptada no Algarve e levada até Barcelona. Devido às agressões de que foi alvo teve de receber assistência hospitalar no país vizinho.

Português raptado, agredido e roubado por grupo detido agora em Espanha

Quatro homens e duas mulheres foram detidos em Espanha por suspeitas de vários crimes violentos cometidos em Portugal, revela a Polícia Judiciária (PJ) num comunicado enviado esta quinta-feira ao Notícias ao Minuto.

De acordo com os inspetores, os suspeitos foram detidos a 13 de dezembro, em Málaga por suspeitas de terem raptado um cidadão português, de 82 anos, no dia 25 de agosto deste ano, em Almancil, no Algarve, tendo sido transportado até Barcelona, em Espanha.

Além do rapto, a vítima sofreu violentas agressões e ameaças, com recurso a armas de fogo, para que lhe conseguissem extorquir cerca de 100 mil euros.

Segundo a PJ, a quantia foi transferida através de transferências das contas bancárias da vítima para diversas contas destino abertas pelos suspeitos com recurso a documentação falsa.

Depois de terem conseguido retirar o dinheiro ao idoso, este foi amarrado a uma árvore, num local ermo, de forma a não ser descoberto. Contudo, este acabou por conseguir libertar-se e pedir ajuda.

Devido às lesões provocadas pelas agressões, o português teve de receber tratamento hospitalar ainda antes de regressar a Portugal.

Os autores tentaram também sequestrar uma mulher em Setúbal, mas falharam o intento, disse, esta quinta-feira, um responsável da Polícia Judiciária.

Grupo criminoso pode ter mais membros ainda não detidos

Tal como realça a PJ, perante a transnacionalidade da atividade criminosa, a investigação exigiu, desde o início,  constante partilha de informação de caráter policial entre Portugal e Espanha.

Foram assim realizadas buscas, em Espanha, onde foram apreendidos "significativos elementos de prova", nomeadamente uma arma de fogo, réplicas de armas de fogo utilizadas nas ações criminosa, bem como material destinado à contrafação e falsificação de documentos de identificação, e também vária documentação falsa.

Foram ainda recuperadas duas viaturas de matrícula portuguesa que tinham sido roubadas em Portugal.

Os suspeitos, com idades entre os 21 e os 43 anos, têm antecedentes criminais por crimes roubo em Espanha.

Revela ainda a PJ na mesma nota que, no dia 17 de dezembro, foram desenvolvidas ações de investigação em território nacional, em Lisboa, tendo sido identificados outros suspeitos presumivelmente implicados nesta rede criminosa.

A investigação prossegue.

[Notícia atualizada às 15h12]

Leia Também: PJ investiga morte de homem no Seixal. Tinha lesões na cabeça

Recomendados para si

;
Campo obrigatório