Meteorologia

  • 23 JUNHO 2024
Tempo
29º
MIN 17º MÁX 29º

Ordem dos Psicólogos recebeu 207 denúncias de usurpação de título

A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) recebeu 207 denúncias de usurpação de título desde 2021 e, durante os primeiros três meses deste ano, deram entrada 25 queixas, foi hoje anunciado.

Ordem dos Psicólogos recebeu 207 denúncias de usurpação de título
Notícias ao Minuto

09:41 - 07/04/24 por Lusa

País Psicólogos

A OPP "alerta para o perigo de quem se faz passar por psicólogo sem o ser", no âmbito do Dia Mundial da Saúde que hoje se comemora.

"É fundamental que se saiba se se está a consultar um profissional que trabalha com base na evidência científica, como os psicólogos. Essa distinção é importante nas mais variadas áreas em que intervém a psicologia", defendeu o bastonário da OPP, Francisco Miranda Rodrigues, citado num comunicado.

Para ajudar a confirmar se há ou não usurpação de funções, a OPP disponibiliza no seu 'site' na Internet um diretório de psicólogos (https://www.ordemdospsicologos.pt/pt/membros).

"A prática da psicologia e a prestação de serviços psicológicos por profissionais não qualificados colocam uma ameaça à saúde pública e ao bem-estar dos cidadãos. Em Portugal, a prática da Psicologia exige a inscrição na OPP", lembrou.

Caso quem procure por um psicólogo e não encontre o nome ou suspeite de algo, a OPP solicita que qualquer dúvida deve ser comunicada para o endereço de 'mail' info@ordemdospsicologos.pt, pedindo esclarecimentos à pessoa visada na denúncia.

"Não sendo esses esclarecimentos suficientes e havendo evidência bastante, é apresentada uma denúncia ao Ministério Público e envia para entidade fiscalizadora da legalidade dos estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde", sublinha.

Leia Também: Iniciativa disponibiliza kit gratuito de saúde mental para migrantes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório