Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

IPMA confirma fenómeno que "parece ter sido tornado" no sul de Lisboa

Um fenómeno meteorológico que poderá ter sido um tornado ocorreu hoje cerca das 14h00 na região sul de Lisboa, confirmou à agência Lusa fonte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

IPMA confirma fenómeno que "parece ter sido tornado" no sul de Lisboa
Notícias ao Minuto

20:21 - 28/03/24 por Lusa

País Lisboa

"Por volta das 14h00, uma célula convectiva que fazia parte do sistema frontal que atravessou a costa portuguesa durante a tarde, apresentava uma atividade bastante vigorosa e atravessou a região sul de Lisboa", disse à Lusa o meteorologista Alessandro Marraccini, adiantando que o IPMA começou de imediato a receber relatos do fenómeno meteorológico.

"Pouco depois, começaram a chegar-nos testemunhos de fenómenos extremos do evento, sobretudo fotografias, onde parecia haver uma nuvem, uma nuvem em forma de funil, mas que não parecia atingir o rio Tejo", precisou o meteorologista.

Embora não garanta que se tratou efetivamente de um tornado, uma vez que o IPMA ainda vai avaliar o fenómeno nos próximos dias, Alessandro Marraccini admitiu que, pela informação disponível, o fenómeno testemunhado "terá sido mesmo um tornado".

"Pelo que parece, foi um fenómeno muito parecido a um tornado. Com muita probabilidade será um tornado. E eu diria, com a minha opinião de meteorologista que hoje estava de serviço, que aquilo foi um tornado", disse Alessandro Marraccini, referindo não ter ainda informação sobre o local em que o fenómeno meteorológico se terá dissipado.

O meteorologista reforçou, contudo, que essa é apenas a sua opinião e que a "questão será estudada em grande detalhe nos próximos dias pelo IPMA".

"Quando há um evento extremo deste tipo, que também tem um interesse científico relevante, o IPMA emite um comunicado com um resumo do que aconteceu em detalhe", acrescentou.

Ainda segundo Alessandro Marraccini, as variáveis de radar, satélite e mesmo dos modelos numéricos para avaliação são muitas, pelo que são precisos alguns dias para se fazer a avaliação do fenómeno meteorológico em causa.

Contactado pela agência Lusa cerca das 18h00, o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Península de Setúbal não tinha registado qualquer pedido de ajuda relacionado com o fenómeno meteorológico.

Leia Também: Tornado avistado junto à Ponte Vasco da Gama, em Lisboa. As imagens

Recomendados para si

;
Campo obrigatório