Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Tornado avistado junto à Ponte Vasco da Gama, em Lisboa. As imagens

O fenómeno, que foi partilhado nas redes sociais, surpreendeu.

Tornado avistado junto à Ponte Vasco da Gama, em Lisboa. As imagens
Notícias ao Minuto

17:31 - 28/03/24 por Notícias ao Minuto

País Lisboa

Um tornado no Estuário do Tejo surpreendeu os automobilistas que circulavam na Ponte Vasco da Gama, em Lisboa, durante a tarde desta quinta-feira.

Imagens do fenómeno foram partilhadas nas redes sociais, onde a página BestWeather esclareceu tratar-se de um tornado por estar "associado a uma estrutura supercelular, um tipo particular de trovoada".

"Tornados são fenómenos associados a supercélulas, que são um tipo de trovoada; trombas [de água] são fenómenos essencialmente causados por anomalias de vorticidade pontuais", escreveu a entidade, na rede social Twitter.

Estas informações foram corroboradas pelo meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) Pedro Sousa, que captou uma fotografia do fenómeno, "apesar da distância".

Segundo a RTP, que cita a Proteção Civil, registou-se um fenómeno extremo de ventos entre as 14h00 e as 14h30, que se deslocou para terra e atingiu alguns edifícios no Montijo. Não há, contudo, registo de vítimas.

O Notícias ao Minuto está a tentar entrar em contacto com o IPMA para obter mais detalhes mas, até ao momento, não foi possível.

Saliente-se que Portugal encontra-se a braços com a depressão Nelson, que se estende desde a Islândia até à região da Madeira e, por isso, afetará o estado o tempo em Portugal Continental até, pelo menos, ao domingo de Páscoa.

[Notícia atualizada às 17h57]

Leia Também: IPMA espera neve na Madeira na Páscoa devido à depressão Nelson

Recomendados para si

;
Campo obrigatório