Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 20º

Marcelo não fará nova ronda com partidos. Só ouvirá PS em caso de empate

Estão ainda por apurar os quatro deputados pela emigração. Apesar de críticas do PAN e do Livre, que pediram novas audiências, Marcelo admite apenas uma nova ronda com Pedro Nuno Santos.

Marcelo não fará nova ronda com partidos. Só ouvirá PS em caso de empate
Notícias ao Minuto

18:44 - 14/03/24 por Notícias ao Minuto

País Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decidiu que não vai fazer uma segunda ronda de audiências com os partidos, depois de serem conhecidos os resultados da emigração, a menos que o PS fique empatado com a AD em número de deputados, o que o fará ouvir, novamente, o líder socialista avança a SIC Notícias.

Tal como nota a estação, apesar do cenário de empate ou até a superação ser improvável, o chefe de Estado acabará por falar, novamente, com o secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos. Contudo, mesmo neste cenário, o Presidente escolherá indigitar o líder do partido mais votado, que deverá ser Luís Montenegro, do PSD. 

Recorde-se que Marcelo começou a ouvir os partidos na segunda-feira, agendando uma audiência por dia. Contudo, amanhã, sexta-feira, haverá uma exceção, uma vez que irá receber o Bloco de Esquerda e a Iniciativa Liberal. 

Desde o início da semana, o Presidente ouviu o PAN, o Livre e a CDU. Na próxima semana, tem audiências com Chega, PS e recebe a AD no dia 20, quando será conhecida a distribuição dos quatro deputados pela emigração. 

Os resultados provisórios das eleições legislativas de domingo, divulgados pelo Ministério da Administração Interna, mostram que a AD  conquistou 29,49% dos votos e 79 lugares no Parlamento - três dos quais foram eleitos pela coligação Madeira Primeiro, que não contém o PPM.

Logo a seguir está o PS, que obteve 28,66% dos votos, assegurando 77 mandatos.

Em terceiro lugar ficou o Chega, com 18,06% dos votos e 48 mandatos, quadruplicando o tamanho do grupo parlamentar que tinha formado em 2022. A quarta força política é a IL, com 5,08% e oito mandatos, seguida pelo BE, com 4,46% e cinco deputados.

A CDU viu o seu grupo parlamentar encolher para quatro deputados, com 3,30%, ao passo que o Livre deixou de ser um partido com um só representante, conquistando quatro mandatos com 3,26% dos votos.

O PAN manteve o lugar conquistado em 2022, com 1,93% dos votos.

[Notícia atualizada às 18h41]

Leia Também: E se deputados da AD e PS ficarem empatados? "Não interessa nada"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório