Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 19º

Greve "inédita" dos jornalistas é notícia lá fora. Eis o que se diz

Imprensa internacional faz referência à paralisação dos jornalistas que hoje se faz em Portugal.

Greve "inédita" dos jornalistas é notícia lá fora. Eis o que se diz
Notícias ao Minuto

16:33 - 14/03/24 por Notícias ao Minuto

País Greve

Os jornalistas portugueses iniciaram, esta quinta-feira, 14 de março, uma greve geral - a primeira em mais de 40 anos, em protesto contra a precariedade. A paralisação é notícia lá fora, com a imprensa internacional a falar de uma greve "inédita". 

"Portugal: uma greve de jornalistas inédita em 42 anos", lê-se numa notícia publicada pelo diário francês Le Fígaro, juntamente com a AFP.

O diário escreve que "os jornalistas portugueses foram chamados" à greve  "para denunciar os baixos salários e a precariedade de um setor em grandes dificuldades". 

"Jornalistas entram em greve em Portugal para exigir melhores salários", noticia a France 24. "Os jornalistas portugueses entraram esta quinta-feira em greve pela primeira vez desde 1982 para exigir um aumento dos seus salários e denunciar a precariedade do setor da imprensa", escreve, numa peça que também é apoiada por texto da AFP. 

O mesmo faz o jornal semanal americano Barron's. "Jornalistas em Portugal fazem greve pela primeira vez em 42 anos".

A imprensa internacional destaca ainda a situação vivida no Global Media Group e destaca que serviços com o da agência Lusa estão parados desde ontem.

"Jornalistas portugueses entram em greve geral nesta 5ª feira", lê-se no jornal digital brasileiro independente Poder360. "Jornalistas portugueses entraram em greve geral nesta 5ª feira (14.mar.2024). A categoria protesta contra os baixos salários e exige o pagamento de horas extra. De acordo com o Sindicato dos Jornalistas de Portugal, pelo menos 36 veículos de imprensa do país aderiram à paralisação e outros 12 suspenderam as atividades parcialmente. O ato deve durar 24 horas, até a meia-noite de 6ª feira", escreve.

"Jornalistas iniciam greve em Portugal para reivindicar melhores salários", foi o título escolhido pelo site UOL.

A greve foi também notícia no Jornal de Angola: "Portugal: Jornalistas em greve por 24 horas". "Os jornalistas de Portugal, paralisaram, esta quinta-feira, as atividades (...). Segundo a imprensa portuguesa, em causa estão 'os baixos salários, a precariedade e a degradação acentuada das condições de exercício de jornalismo'. Mais de duas dezenas de órgãos de comunicação social estão parados, em consequência da greve". 

Recorde-se que o Sindicato dos Jornalistas (SJ) agendou uma greve geral para esta quinta-feira, 14 de março, a primeira em mais de 40 anos (a última foi em 1982), contra os baixos salários, precariedade e degradação das condições de trabalho do setor.

A paralisação foi marcada na sequência do 5.º Congresso dos Jornalistas, que decorreu em janeiro deste ano, em Lisboa.

Leia Também: Greve? Jornalismo "livre e independente" é "um dos pilares da democracia"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório