Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Navio português suspeito de pesca ilegal na Argentina

De acordo com a imprensa argentina, a mesma embarcação já tinha sido apanhada a pescar ilegalmente na ZEE do país em 2020.

Navio português suspeito de pesca ilegal na Argentina
Notícias ao Minuto

08:10 - 04/03/24 por Notícias ao Minuto

País Pesca

A guarda costeira argentina apanhou, alegadamente, na passada sexta-feira, uma embarcação portuguesa a pescar ilegalmente na Zona Económica Exclusiva (ZEE) da Argentina.

De acordo com a Revista Puerto, trata-se da traineira 'Calvão' que já em 2020 tinha sido detetada pelas autoridades a fazer o mesmo.

As autoridades terão detetado o barco através de um sistema de vigilância eletrónica composto, segundo a mesma publicação, por uma "moderna plataforma tecnológica que integra diversos sistemas de posicionamento e consegue monitorizar em tempo real os navios que navegam no mundo".

Através deste dispositivo, as autoridades argentinas dizem ter verificado que o 'Calvão' navegou a uma velocidade inferior a seis nós - "compatível com a atividade da pesca" - dentro de 200 milhas da ZEE argentina, "sem que tenham sido registadas condições meteorológicas que justificasse o refúgio na área", nem foram "registadas comunicações do capitão do ‘Calvão’ que pedissem a entrada na área por motivo de força maior, imprevisível ou qualquer circunstância inevitável que obrigasse a embarcação a navegar a velocidades inferiores às estabelecidas".

O caso deverá agora ser denunciado à embaixada portuguesa.

Leia Também: Central sindical argentina repudia decisão de encerrar agência de notícias Télam

Recomendados para si

;
Campo obrigatório