Meteorologia

  • 13 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 29º

Quatro troços na zona das Penhas Douradas reabertos esta manhã

Quatro troços na zona das Penhas Douradas no maciço central da serra da Estrela foram reabertos às 09h00 de hoje, informou fonte da GNR.

Quatro troços na zona das Penhas Douradas reabertos esta manhã
Notícias ao Minuto

10:45 - 03/03/24 por Lusa

País Serra da Estrela

Segundo a GNR foram reabertos os troços números 5 (Sabugueiro-cruzamento de Gouveia), 6 (cruzamento de Gouveia-Manteigas), 7 (Manteigas-Penhas Douradas) e 8 (Penhas Douradas-Gouveia).

A mesma fonte adianta que todos os outros acessos à Torre se mantêm encerrados.

No sábado, fonte do Comando Sub-regional das Beiras e Serra da Estrela, referiu que estavam encerrados, desde as 15h00, todos os troços no maciço central, à exceção da ligação de Seia a Sabugueiro e da Covilhã a Piornos.

Fonte da GNR acrescentou que estavam encerrados os troços de Penhas da Saúde, Sabugueiro e Penhas Douradas no acesso à Torre.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu na sexta-feira um aviso à população face às previsões de mau tempo para as 48 horas seguintes, com vento forte, agitação marítima e queda de neve.

Com base nas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a ANEPC emitiu um comunicado para que a população adote medidas preventivas para evitar acidentes.

O IPMA prevê vento forte, mais intenso no litoral oeste e nas terras altas, com rajadas até 95 quilómetros por hora, agitação marítima forte na costa ocidental e queda de neve nas terras altas do norte e centro, acima dos 1.400/1.600 metros durante a noite e madrugada de sábado, descendo a cota até aos 700/900 metros a partir da tarde.

Atendendo à alteração das condições meteorológicas, a ANEPC alerta para cuidados redobrados na estrada, com piso rodoviário escorregadio devido à possibilidade de acumulação de gelo, geada e neve, possíveis acidentes na orla costeira devido à forte agitação marítima, queda de ramos ou árvores, bem como de infraestruturas associadas às redes de comunicações e energia, além do desconforto térmico na população devido à descida acentuada da temperatura mínima.

Leia Também: Neve encerra estradas de acesso à Torre na serra da Estrela

Recomendados para si

;
Campo obrigatório