Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Embarcação de pesca com seis tripulantes encalhou em Peniche

Uma embarcação de pesca, com seis pessoas a bordo, encalhou hoje de madrugada na praia do Molhe Leste, no concelho de Peniche, e a sua remoção só será possível quando as condições meteorológicas o permitirem.

Embarcação de pesca com seis tripulantes encalhou em Peniche
Notícias ao Minuto

14:23 - 02/03/24 por Lusa

País Autoridade Marítima Nacional

A embarcação está encalhada a 30 metros do areal da praia e os tripulantes conseguiram sair da mesma pelos próprios meios, tendo sido assistidos no local e transportados para uma unidade hospitalar, refere um comunicado da Autoridade Marítima Nacional.

O alerta foi dado pelas 02h00, tendo sido ativados de imediato para o local elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Peniche, meios náuticos e tripulantes da Estação Salva-vidas de Peniche, assim como elementos da Proteção Civil e dos Bombeiros Voluntários de Peniche, no distrito de Leiria.

Devido às condições meteorológicas, os objetos da embarcação, assim como diversos destroços, foram dar à praia, tendo os elementos da Câmara Municipal de Peniche, com o apoio da Proteção Civil e dos elementos do armador da embarcação, realizado as operações de limpeza.

O comandante da Polícia Marítima de Peniche, Nuno Mota Moreira, adiantou à Lusa que se desconhecem as causas que estarão na origem desta ocorrência, prosseguindo um processo de averiguações.

"Não há risco de vidas nem ambientais. Aguardamos a proposta do armador para a remoção da embarcação, que só acontecerá logo que as condições meteorológicas o permitirem", afirmou o comandante.

Segundo o capitão, Peniche está sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera até, pelo menos, domingo, pelo que Nuno Mota Moreira admitiu que a remoção não deverá acontecer nas próximas horas.

"Só avançará quando as condições meteorológicas o permitirem fazer em segurança", reforçou.

O comunicado da Autoridade Marítima Nacional informa ainda que a Unidade Central de Investigação Criminal da Polícia Marítima irá efetuar registo de imagens para avaliação de risco de poluição, até à remoção da embarcação.

Leia Também: Homem ferido em incêndio numa habitação no concelho de Palmela

Recomendados para si

;
Campo obrigatório