"Aos preços de mercado que se praticam atualmente, estamos a falar de cerca de 150 mil euros", disse hoje aos jornalistas o comissário Sousa Pereira, na sede da Divisão de Investigação Criminal da PSP do Porto.
Hoje de manhã, a PSP já tinha informado que deteve duas pessoas e apreendeu mais de 120 quilos de haxixe numa operação policial de combate ao tráfico de droga na Área Metropolitana do Porto (AMP).
"Tratou-se de uma investigação iniciada em outubro do ano passado e que agora colheu os seus frutos, quando já tínhamos prova suficiente para avançar para a parte operacional", explicou Sousa Pereira.
De acordo com o comissário da PSP, os detidos têm 27 e 50 anos, um residente no Porto - sem cadastro - e outro em Lisboa - com cadastro.
"Um dos indivíduos, do sul do território nacional, fez o transporte do estupefaciente para a cidade do Porto, e o outro indivíduo era o líder e cabecilha, que faria depois a distribuição por outros traficantes", segundo Sousa Pereira.
A droga destinava-se "aos bairros da cidade do Porto e a traficantes de menor monta", precisou o comissário.
Além dos mais de 120 quilos de haxixe - cerca de 130, segundo o comissário - foram ainda apreendidos dois quilos de liamba, três mil euros, três viaturas e "parafernália de acessórios associados ao tráfico e consumo de estupefacientes".
Foram ainda realizadas quatro buscas domiciliárias e quatro não domiciliárias, numa operação iniciada pelas 16:00 de terça-feira.
Questionado se estaria em causa uma rede de traficantes, o comissário da PSP referiu acreditar que o cabecilha, "por si só, adquiria e distribuía quantidades muito elevadas de estupefaciente", sem prejuízo da investigação ainda estar em curso.
Os detidos serão presentes ao Tribunal de Instrução Criminal do Porto na manhã de quinta-feira, pelas 10:00.
Leia Também: PSP apreendeu mais de 120 kg de haxixe no Porto. Há dois detidos