Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Fevereiro despede-se com neve, mas e até lá? Eis as previsões

A queda de neve em alguns locais do país deverá prolongar-se até 3 de março, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Fevereiro despede-se com neve, mas e até lá? Eis as previsões
Notícias ao Minuto

23:20 - 27/02/24 por Notícias ao Minuto

País Temperaturas

O fim de mais um mês já está quase a chegar e, com ele, algumas mudanças nas temperaturas – que podem até resultar na queda de neve em algumas zonas.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o final de fevereiro, no dia 29, vai mesmo trazer um “novo episódio de neve” a partir da tarde.

“Depois de um interregno na precipitação sobre Portugal continental, nos dias 27 e 28, a partir de dia 29 de fevereiro e pelo menos até dia 3 março, ter-se-á novamente a aproximação e passagem de sistemas frontais, ainda que de atividade relativamente fraca, aos quais estão associadas massas de ar polar, que trarão novamente a neve às terras altas, inicialmente aos pontos mais altos da serra da Estrela a partir da tarde de dia 29, com descida gradual da cota para os 800/1000 metros de altitude nas regiões Norte e Centro”, lê-se numa publicação partilhada no Facebook do instituto esta terça-feira.

Segundo o que o IPMA explica, este episódio prevê mesmo que haja uma “acumulação considerável” de neve na Serra da Estrela, que deverá "ter impacto significativo na circulação rodoviária e eventualmente originar emissão de aviso por parte do IPMA". Nas terras altas e no Litoral Oeste deverá ainda haver uma "nova intensificação" do vento, o que deverá aumentar o "desconforto térmico".

E quanto às temperaturas?

Apesar de a queda de neve estar prevista para o final da semana, Portugal ainda deverá 'escapar' à queda de chuva, apesar de o céu não estrar previsto estar totalmente limpo - à exceção da região algarvia, onde, em Faro, se deverão registar 19ºC de temperatura máxima, a mais alta em Portugal continental.

Nos restantes distritos, as temperaturas máximas deverão rondar entre os 13ºC e os 15ºC, à exceção de Santarém e Setúbal, onde se deverão registar 17ºC de máxima.

Já em relação às temperaturas mínimas, os distritos de Bragança e e Guarda deverão ser os únicos a registar temperaturas negativas, com -3ºC e -2ºC respetivamente. Em Portugal continental. Já Lisboa deve ser o distrito onde as temperaturas mais baixas serão mais 'reconfortantes', com a região a atingir 9ºC. 

Apesar de na maior parte do país o céu dever estar pouco nublado, é nos distritos que fazem fronteira com Espanha a norte - Viana do Castelo, Braga, Bragança e Vila Real - e também no Porto que o céu estará parcialmente nublado.

Já nas regiões autónomas as temperaturas são, como já é habitual, mais amenas do que em Portugal continental, com a ilha da Madeira a atingir 22ºC de máxima e o arquipélago a registar a temperatura mais baixa no Porto Santo, com 15ºC.

Já nos Açores as temperaturas máximas deverão ser de 19ºC em Santa Cruz das Flores e na Horta, e em todas as ilhas as temperaturas mínimas não ficarão abaixo dos 13ºC.

Leia Também: Temperaturas descem esta terça-feira (e há um distrito a atingir -2ºC)

Recomendados para si

;
Campo obrigatório