Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Lobo-ibérico avistado no Parque Natural de Montesinho. Eis o vídeo

O Parque Natural de Montesinho é uma área protegida situada no nordeste transmontano.

Notícias ao Minuto

13:47 - 27/02/24 por Notícias ao Minuto

País Lobo ibérico

Um lobo-ibérico 'Canis lupus signatus' foi avistado no Parque Natural de Montesinho, em Trás-os-Montes. O momento foi filmado e publicado nas redes sociais.

Nas imagens, partilhadas no passado sábado, 24 de fevereiro, é possível ver o animal a percorrer a neve e, a certo momento, encara a pessoa que está a filmar. 

Segundo o jornal local O MINHO, o vídeo terá sido gravado "nos últimos dias, que foram marcados pela queda de neve em várias zonas altas do Norte e Centro do país".

Sublinhe-se que o Parque Natural de Montesinho é uma área protegida situada no nordeste transmontano. Nele existe uma extensa biodiversidade, com espécies como o lobo-ibérico, a corça e o veado.

Segundo o site 'Eu vi um Lobo', a presença de lobo na região que atualmente constitui Portugal Continental remonta a cerca de 150 mil (no Paleolítico médio) anos atrás, "tal como atestam os fósseis encontrados na Gruta da Furninha (Peniche), atribuídos a Canis lupus lunellensis, um lobo de menores dimensões que o atual, adaptado ao clima húmido e quente que na altura dominava na Península Ibérica". 

De acordo com o último censo nacional, realizado em 2002-2003, estima-se que existam cerca de 300 lobos em Portugal, distribuídos por um total de 63 alcateias , e ocupando uma área de aproximadamente 20.400 km2. 

Leia Também: Lobo-ibérico fotografado na vila de Paredes de Coura

Recomendados para si

;
Campo obrigatório