Meteorologia

  • 22 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 27º

Marinha Portuguesa treina com Marinha Romena (e há imagens)

O treino, que se focou na área do Visit Board Search and Seizure (VBSS), visou "a partilha e uniformização das táticas, técnicas e procedimentos (TTPs) que as duas forças utilizam neste tipo de operações".

Notícias ao Minuto

14:24 - 21/02/24 por Notícias ao Minuto

País Marinha Portuguesa

A 6.ª Força Nacional Destacada de Operações Especiais da Marinha Portuguesa (6FND SOMTU ROU), que integra o Contingente Nacional na Roménia, levou a cabo um treino em conjunto com os militares do 164.º Esquadrão ‘Forte Navale pentru Operatii Speciale’ (FNOS) da força de Operações Especiais marítima Romena.

O treino, que se focou na área do Visit Board Search and Seizure (VBSS), visou "a partilha e uniformização das táticas, técnicas e procedimentos (TTPs) que as duas forças utilizam neste tipo de operações", segundo detalhou o organismo português, em comunicado.

"A interdição de embarcações suspeitas ou adversárias, conhecida como operação de visita, abordagem, busca e apreensão, ou VBSS (na sigla em inglês), é uma das missões mais difíceis e perigosas realizadas por militares altamente qualificados e treinados", complementou a nota.

É que, de acordo com a Marinha, estas operações "incluem a aproximação da embarcação suspeita em lanchas rápidas e o uso de escadas e ferramentas de escalada para subir a bordo", razão pela qual podem ser complicadas, "devido à ondulação e possíveis membros hostis da tripulação".

Veja as imagens na galeria acima.

Leia Também: Associação ambientalista pede criação de Ministério do Mar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório