Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 17º

Chuva cancela desfiles de Carnaval por todo o país. Saiba quais

Mau tempo levou várias autarquias a anunciar o cancelamento dos eventos carnavalescos previstos para este domingo, 11 de fevereiro.

Chuva cancela desfiles de Carnaval por todo o país. Saiba quais
Notícias ao Minuto

15:11 - 11/02/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Carnaval

O mau tempo trocou as voltas aos 'foliões' e acabou a estragar alguns desfiles de Carnaval que estavam previstos para este domingo, de norte a sul do país.

A Câmara Municipal de Loulé foi a primeira a fazer-se ouvir e a anunciar que ia cancelar o desfile que estava agendado para o dia de hoje, concentrando as festividades na segunda e na terça-feira, dia alto do evento. 

"Após consulta a várias entidades ligadas à previsão meteorológica, a Câmara Municipal de Loulé decidiu cancelar o primeiro dia do desfile do Carnaval de Loulé 2024, marcado para este domingo, 11 de fevereiro, a partir das 15h00, na Avenida José da Costa Mealha", informou o município algarvio num comunicado.

O município de Loulé destacou ainda que os bilhetes para hoje vão servir para segunda-feira e terça-feira e pediu a compreensão à população e visitantes para o efeito.

Pouco depois também a Câmara Municipal de Sesimbra anunciava o cancelamento do desfile deste domingo devido ao mau tempo. O corso de palhaços previsto para a próxima segunda-feira, e o desfile de terça-feira, dia de Carnaval, "mantêm-se agendados" e, segundo a autarquia, os bilhetes de bancada adquiridos para hoje podem ser trocados para terça-feira, "mediante disponibilização de lugares", na Fan Zone, no largo de Bombaldes, ou pedir a devolução do valor, no Cineteatro Municipal João Mota, em Sesimbra, no distrito de Setúbal.

Elvas seguiu o mesmo exemplo. "A Câmara Municipal de Elvas reuniu esta manhã com os grupos que integram o corso de Carnaval, tendo sido decidido por todos cancelar o deste domingo, devido às condições meteorológicas", pode ler-se no comunicado divulgado pelo município.

Com o cancelamento do corso de hoje, devido à "instabilidade do tempo e previsão de continuidade da chuva durante a tarde", os grupos foliões do XXVI Carnaval Internacional de Elvas voltam a desfilar no centro histórico da cidade alentejana na próxima terça-feira, disse a autarquia.

Já na parte da tarde, também a Câmara Municipal da Mealhada anunciou o cancelamento do desfile de Carnaval devido às condições climatéricas adversas.

Na nota de imprensa, a autarquia assinala manter para segunda-feira à noite o desfile anunciado. "Amanhã regressamos para o Grande Desfile Noturno, a partir das 21h30, estando certos que o brilho dos fatos das Escolas de Samba iluminará as Ruas da Mealhada", lê-se.

Além disso, a autarquia da Figueira da Foz, no mesmo distrito, acabou por também optar por adiar o corso carnavalesco agendado para hoje, indicando que a nova data será comunicada brevemente.

De notar que, já no dia de ontem, o Município de Estremoz tinha informado que, devido às previsões meteorológicas, não se encontravam reunidas as condições necessárias para realização do Corso de Carnaval este domingo, tendo sido confirmado o seu cancelamento para evitar "danos nos carros alegóricos e respetivos adereços dos grupos". 

Recorde-se que o mau tempo e a chuva vão marcar o dia de hoje um pouco por todo o país, de acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). É ainda esperada queda de neve nas terras altas do Norte e Centro até ao início da tarde e vento por vezes forte no litoral e nas terras altas. Prevê-se ainda agitação marítima forte.

Leia Também: Cuidado com as bombinhas de Carnaval! Tenha atenção a estes conselhos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório