Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Depressão Karlotta não afeta diretamente Portugal, mas traz chuva forte

A depressão tem uma superfície frontal fria associada e será essa frente que irá afetar Portugal continental a partir de quinta-feira.

Depressão Karlotta não afeta diretamente Portugal, mas traz chuva forte
Notícias ao Minuto

19:51 - 06/02/24 por Notícias ao Minuto

País IPMA

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) esclareceu, esta terça-feira, que a depressão Karlotta não irá afetar diretamente Portugal continental. Contudo, tem uma "superfície frontal fria associada" que irá atingir o país a partir de dia 8, trazendo um "agravamento das condições meteorológicas", com chuva, vento forte e agitação marítima.

Em comunicado, o IPMA indica que, no seguimento dos critérios de emissão estabelecidos, o Serviço Meteorológico Espanhol (AEMET) atribuiu o nome Karlotta a uma depressão "centrada em 51N 16W às 0000UTC de dia 8 de fevereiro, com uma pressão de 985hPa". Esta depressão "inclui-se num sistema depressionário complexo, com dois núcleos, que vai evoluindo para apenas um núcleo, que irá estar localizado a sudoeste da Irlanda". 

"A depressão Karlotta tem uma superfície frontal fria associada e será essa frente que irá afetar Portugal continental a partir de dia 8", nota o instituto.

Assim, a mudança do estado do tempo "começará a fazer sentir-se no dia 7, com chuva fraca, em especial nas regiões Norte e Centro, e com a intensificação do vento a partir do meio da tarde". "À medida que a referida superfície frontal fria se aproxima da Península Ibérica, começa a haver um agravamento das condições meteorológicas", explica o IPMA.

Deste modo, para dia 8, "prevê-se períodos de chuva, que poderá ser por vezes forte, e com um caráter persistente no Minho e Douro Litoral". O vento "predominará de sudoeste, soprando fraco a moderado, sendo moderado a forte no litoral, com rajadas até 85 km/h, em especial no litoral Norte, e forte nas terras altas, com rajadas que poderão atingir 100 km/h".

Haverá "também um aumento da agitação marítima no dia 8, com ondas de sudoeste com 4 a 5 metros de altura significativa". 

O estado do tempo no arquipélago da Madeira "também será afetado pela referida superfície frontal fria no dia 8". Deste modo, "prevê-se chuva, por vezes forte, e vento de sudoeste, moderado a forte, com rajadas até 80 km/h, sendo até 100 km/h nas terras altas".

Devido a esta situação meteorológica, o IPMA aconselha o "acompanhamento das previsões meteorológicas e dos avisos".

Leia Também: Aviso de agitação marítima prolongado até 5.ª-feira em todo o continente

Recomendados para si

;
Campo obrigatório