Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Heliporto de Braga autorizado a operar voos de emergência médica

O heliporto do Hospital de Braga, que integra a recém-criada Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga, recebeu autorização da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) para ser utilizado por meios aéreos de emergência médica, foi hoje anunciado.

Heliporto de Braga autorizado a operar voos de emergência médica
Notícias ao Minuto

15:42 - 15/01/24 por Lusa

País Braga

Em comunicado, a ULS de Braga diz que o heliporto do hospital "teve luz verde" por parte do regulador do setor da aviação civil para operar meios aéreos de emergência médica "em condições diurnas e noturnas", passando, segundo esta ULS, "a ser o único heliporto hospitalar autorizado pela ANAC a operar, no Norte do país, das quase 40 infraestruturas de heliportos hospitalares existentes".

"É com agrado que vemos reconhecido o esforço do Hospital de Braga em garantir a capacidade de resposta às emergências na região do Minho e Norte do país. Após o normal processo de testes necessário, realizámos um exercício de simulação da reação dos profissionais do Hospital de Braga a uma situação emergente, que foi bem-sucedido, motivo pelo qual obtivemos luz verde para operacionalizarmos o heliporto", explica o presidente do Conselho de Administração da ULS de Braga, João Porfírio Oliveira, citado no comunicado.

A nota acrescenta que, no âmbito do processo de obtenção da autorização para operacionalizar o heliporto do Hospital de Braga, "concretizaram-se todos os requisitos indicados pela entidade reguladora, nomeadamente o exercício de simulação, com vista a testar o Plano de Emergência do heliporto do Hospital de Braga".

A autorização para a operacionalização legal do heliporto, que carecia, segundo a lei, de uma validação do regulador do setor da aviação civil (ANAC) para operar voos de emergência médica, possibilita a receção de situações emergentes por via aérea, na região Norte do país.

"O Plano de Emergência submetido encontra-se em conformidade com a regulamentação proposta pela ANAC, e vigora até ao final do ano de 2025. O Plano de Emergência do Heliporto do Hospital de Braga contém os procedimentos a seguir em caso de emergência, acidente, incidente ou emergência total relacionada com a operação de helicópteros, no heliporto do Hospital de Braga ou nas suas imediações", refere ainda o comunicado da ULS de Braga.

Leia Também: Heli do INEM em Macedo de Cavaleiros não aterra em todos os heliportos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório