Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Orca com cerca de 7 metros avistada a sul do Bugio

Apesar de esta orca ainda não estar identificada, tal é de enorme importância para os biólogos marinhos e grupos de investigação de biodiversidade marinha.

Orca com cerca de 7 metros avistada a sul do Bugio
Notícias ao Minuto

19:58 - 22/12/23 por Notícias ao Minuto

País Vida animal

Uma orca adulta com cerca de 7 metros foi avistada esta sexta-feira, dia 22, a sul do Bugio, em Oeiras.

A tripulação da embarcação que avistou a Orca alertou por rádio VHF com aviso à navegação ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e ao Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC).

Apesar de esta orca ainda não estar identificada, tal é de enorme importância para os biólogos marinhos e grupos de investigação de biodiversidade marinha, revela Sidónio Pais, biólogo marinho, em declarações ao Notícias ao Minuto

Esta espécie tem tido interações com embarcações, "principalmente veleiros causando danos muito elevados e pondo em risco a própria vida dos velejadores".

Apesar de ser uma espécie predador de topo, está também altamente ameaçada e em risco de extinção. O biólogo, dono da SeaEO Tours - Sea & Estuary Odyssey, alerta que a maior causa de morte das Orcas é sem dúvida a presença do ser humano, "uma vez que a população ibérica alimenta-se principalmente de atum, espécie que é alvo de pesca especialmente a Sul de Portugal e à entrada do Mediterrâneo".

De notar que esta é a maior espécie de golfinho e que faz parte do grupo dos Cetáceos. 

Leia Também: Baleia de 16 metros dá à costa em San Diego. Causa da morte desconhecida

Recomendados para si

;
Campo obrigatório