Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Alimentos tostados podem originar tumores

Um estudo da European Food Safety Authority (EFSA) revela que os alimentos tostados podem originar glicidamida no organismo, que, por seu turno, cria células neoplásicas que originam a tumores malignos, alerta a Ordem dos Nutricionistas num comunicado enviado às redações.

Alimentos tostados podem originar tumores
Notícias ao Minuto

19:14 - 08/07/14 por Notícias Ao Minuto

País Saúde

Pão, batatas fritas, algumas papas para bebés ou até mesmo o café, quando expostos a temperaturas elevadas para ficarem tostados, podem ser prejudiciais à saúde. O alerta é dado pela Ordem dos Nutricionistas que, num comunicado enviado às redações, no qual cita um estudo da European Food Safety Authority (EFSA), alerta para os riscos que a ingestão de acrilamida pode trazer.

A ingestão de alimentos tostados pode originar glicidamida no organismo, um composto genotóxico que não só altera o ADN como aumenta o risco do aparecimento de células neoplásicas e de tumores.

As temperaturas demasiado elevadas para tostar pão ou fritar batatas proporcionam o desenvolvimento de acrilamida. Nas papas de bebé, lê-se no comunicado, os riscos estão presentes naquelas que, na sua composição nutricional, indicam que contêm cereais processados.

As conclusões deste estudo tiveram por base testes em animais que, quando expostos a alimentos tostados, apresentaram mutações de ADN, tornando-se mais propícios a contrair algum tipo de cancro.

A Bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Alexandra Bento, explica que a ingestão destes alimentos por pessoas “não é uma situação alarmante nem tampouco é necessário que se corte nesses alimentos”. Contudo, destaca que “é necessário evitar a ingestão de alimentos demasiado tostados ou queimados e, aqui temos mais uma razão para evitar os fritos, como em particular as batatas fritas”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório