Meteorologia

  • 03 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 9º MÁX 16º

'Montra segura'. PSP reforça policiamento nas zonas comerciais até dia 21

A Polícia de Segurança Pública (PSP) vai reforçar até 21 de dezembro o policiamento de proximidade nas zonas comerciais e o contacto com comerciantes visando a prevenção da criminalidade.

'Montra segura'. PSP reforça policiamento nas zonas comerciais até dia 21
Notícias ao Minuto

06:54 - 11/12/23 por Lusa

País PSP

Em comunicado, a PSP adianta que a operação 'Montra Segura - Na segurança não há saldos', que está inserida no programa 'Comércio Seguro', vai decorrer em todo o país, tem um caráter preventivo e visa reforçar o policiamento nas zonas comerciais mais propícias à prática de crimes contra a propriedade (furtos e roubos).

No âmbito da operação, esta polícia vai fazer diversas ações de sensibilização e contactos individuais de prevenção criminal junto dos comerciantes, dando conselhos de prevenção da prática de crimes em espaços comerciais, e ainda de medidas de proteção dos próprios estabelecimentos comerciais.

A PSP vai realizar ainda uma campanha de informação/sensibilização nas suas redes sociais sobre o programa 'Comércio Seguro', quais os seus objetivos e principais conselhos de prevenção da prática de crimes contra a propriedade e medidas de (auto)proteção.

No ano passado, a PSP realizou 1.886 ações de sensibilização/formação e 9.006 contactos individuais de prevenção criminal junto de comerciantes.

A PSP aconselha os comerciantes a criar uma rede de proteção com os estabelecimentos vizinhos, informar a polícia de todas as atividades suspeitas que tenham verificado, instalar alarmes de intrusão e sistemas de videovigilância, com gravação 24 horas por dia e colocar cartazes e/ou dísticos a anunciar os meios de vigilância como forma de dissuasão de furtos.

Aconselha igualmente o uso de cofre para guardar quantias monetárias mais avultadas e objetos valiosos, colocação de grades de proteção em montras e portas e reforço de fechaduras e apostar numa forte iluminação interior e exterior do estabelecimento.

Leia Também: "Não teria sobrevivido". Homem agradece a agentes da PSP que o salvaram

Recomendados para si

;
Campo obrigatório