Meteorologia

  • 27 FEVEREIRO 2024
Tempo
10º
MIN 9º MÁX 14º

Grávida 'barrada' no Hospital de Santarém face a encerramento de urgência

De acordo com a instituição, "o acompanhante da grávida decidiu, sem consultar os profissionais do HDS, ligar para o 112".

Grávida 'barrada' no Hospital de Santarém face a encerramento de urgência
Notícias ao Minuto

20:47 - 07/12/23 por Notícias ao Minuto

País Santarém

Uma mulher grávida foi ‘barrada’ nas urgências do Hospital Distrital de Santarém (HDS), esta quinta-feira, uma vez que, conforme a deliberação da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS), o Serviço de Urgência/Ginecologia e o Bloco de Partos se encontram encerrados, até segunda-feira.

“A grávida deslocou-se à Urgência do HDS através dos seus próprios meios. Nestes casos, as orientações são que seja realizada ficha de admissão e feita avaliação por enfermeiro e médico do Serviço de Ginecologia/Obstetrícia que estão de urgência interna. Após avaliação, se for necessário, a grávida é transportada para a urgência com bloco de partos mais próxima, sempre acompanhada por um profissional de saúde do HDS”, detalhou a instituição, em declarações ao Notícias ao Minuto.

De acordo com a mesma fonte, “o acompanhante da grávida decidiu, sem consultar os profissionais do HDS, ligar para o 112”. Foi, por isso, acionada uma ambulância de socorro e a VMER, “que acompanharam a grávida para a Urgência do Hospital de Abrantes”.

“O HDS tem conhecimento que a grávida chegou ao Hospital De Abrantes em início de trabalho de parto sem complicações”, assegurou a entidade.

Em causa está a ‘Operação Nascer em Segurança no SNS’, que implica um modelo de funcionamento rotativo em vários serviços e urgências de unidades hospitalares da mesma área geográfica, até ao final de janeiro de 2024.

Através das redes sociais, o hospital deu conta de que os Serviços de Urgência de Ginecologia-Obstetrícia e Bloco de Partos estarão encerrados nos dias 7, 8, 9, 10, 21, 22, 23, 24 de dezembro, e ainda nos dias 4, 5, 6, 7, 18, 19, 20, 21 de janeiro.

“Durante este período, as utentes grávidas da área de influência do HDS devem dirigir-se à urgência com bloco de partos mais próxima: Centro Hospitalar Médio Tejo – Hospital de Abrantes”, lê-se, na publicação divulgada na quarta-feira.

Leia Também: "Nada foi detetado" em buscas na Ria de Aveiro por grávida desaparecida

Recomendados para si

;
Campo obrigatório