Meteorologia

  • 26 FEVEREIRO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 14º

IGAS recolhe provas "documentais e testemunhais" no caso das gémeas

Estão a ser recolhidos testemunhos de "profissionais de saúde, gestores de estabelecimentos de saúde, organismos do Ministério da Saúde e familiares das utentes".

IGAS recolhe provas "documentais e testemunhais" no caso das gémeas
Notícias ao Minuto

17:32 - 07/12/23 por Notícias ao Minuto

País Saúde

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) determinou um "processo de inspeção" ao caso da prestação de cuidado às duas gémeas luso-brasileiras, tratadas com o medicamento Zolgensma em Portugal, estando neste momento a recolher provas "documentais e testemunhais" sobre o caso.

"O processo de inspeção foi determinado por despacho do Inspetor-Geral das
Atividades em Saúde, de 5 de novembro de 2023, para verificar se foram cumpridas as normas aplicáveis à prestação de cuidados a duas crianças gémeas tratadas com o medicamento Zolgensma", refere o comunicado da IGAS a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

De momento, o processo está "na fase de execução", estando a ser "recolhidas evidências documentais e testemunhais" junto de estabelecimentos de saúde do Serviço Nacional de Saúde e organismos do Ministério de Saúde".

A IGAS garante ainda que estão a ser recolhidos testemunhos de "profissionais de saúde, gestores de estabelecimentos de saúde, organismos do Ministério da Saúde e familiares das utentes".

Numa outra fase, "prevê-se que venham a ser recolhidas mais evidências junto de decisores, de vários níveis, que tenham tido intervenção no acesso das duas crianças à prestação de cuidados".

Após o processo de inspeção, será elaborado um relatório, que será "remetido a entidades e pessoas envolvidas" para "o exercício do direito ao contraditório".

[Notícia atualizada às 18h37]

Leia Também: Gémeas? Lacerda Sales diz que precisa "de documentos". "Não me lembro"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório