Meteorologia

  • 01 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 15º

Marcelo (também) segue "evolução favorável" de militar ferido em Tancos

O militar ficou gravemente ferido na sequência de uma explosão no Regimento de Engenharia número 1.

Marcelo (também) segue "evolução favorável" de militar ferido em Tancos
Notícias ao Minuto

22:37 - 04/12/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Defesa

Depois da ministra da Defesa, Helena Carreiras, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, também assegurou estar a acompanhar o estado de saúde do militar que, esta segunda-feira, ficou gravemente ferido na sequência de uma explosão no Regimento de Engenharia número 1, em Tancos, em Vila Nova da Barquinha.

"O Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas tem acompanhado, através do Chefe do Estado-Maior do Exército, a evolução favorável do estado de saúde do militar que sofreu um incidente em Tancos na tarde de hoje", lê-se, num comunicado emitido pela Presidência da República.

Sublinhe-se que, antes, o Ministério da Defesa anunciou que a responsável por aquela pasta também estava a acompanhar "os desenvolvimentos do estado de saúde" do militar, ao qual desejou "uma rápida recuperação". 

Conforme avançado anteriormente pelo Notícias ao Minuto, o alerta foi dado às 15h09, segundo adiantou o Comando Sub-Regional de Proteção Civil do Médio Tejo.

O Exército garantiu ainda ao Notícias ao Minuto que está a "averiguar as causas" por detrás do incidente.

O militar foi assistido no local, para onde foram mobilizados os Bombeiros Voluntários de Vila Nova da Barquinha, que fizeram deslocar duas viaturas para o local, tendo sido acionado um helicóptero do Algarve, estacionado em Faro, e a VMER Médio Tejo.

Mais tarde, uma nota do Exército indicou que o militar, que não corre perigo de vida, foi transportado "de helicóptero para a unidade de queimados do Hospital de Santa Maria", em Lisboa.

"Pelas 14h55, um militar sofreu ferimentos no braço direito e no pescoço, decorrente de trabalhos de soldagem no âmbito de preparação de viatura para treino de Inativação de Engenhos Explosivos, envolvendo munição inerte (sem explosivo), no Regimento de Engenharia N.º 1", em Tancos, detalhou.

Segundo a mesma nota, o militar "encontra-se estável, não correndo perigo de vida", tendo sido acionados os meios de emergência médica do INEM para o local.

"Conforme procedimento obrigatório, foi imediatamente iniciado um processo de averiguações" sobre a ocorrência, rematou.

[Notícia atualizada às 22h41]

Leia Também: Tancos. Ministra da Defesa "acompanha estado de saúde" de militar ferido

Recomendados para si

;
Campo obrigatório