Meteorologia

  • 03 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 9º MÁX 16º

Câmara do Seixal aprova orçamento de 153,4 milhões de euros para 2024

A Câmara Municipal do Seixal, no distrito de Setúbal, aprovou hoje o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2024 no valor de 153,4 milhões de euros.

Câmara do Seixal aprova orçamento de 153,4 milhões de euros para 2024
Notícias ao Minuto

22:02 - 30/11/23 por Lusa

País Orçamento

Na apresentação da proposta o presidente da autarquia, Paulo Silva, explicou que o orçamento tem em consideração áreas cruciais como educação cultura, desporto, agua, saneamento higiene urbana, habitação, segurança e proteção civil mas também a inovação e serviço público.

As Grandes Opções do Plano e o Orçamento para 2024, hoje aprovado em reunião extraordinária com os votos contra dos quatro vereadores socialistas e de um vereador social democrata, serão ainda objeto de análise e votação em Assembleia Municipal.

De acordo com uma nota da autarquia, ao nível da Educação, estão previstas, entre outras medidas a programação de novas escolas do 1.º ciclo do ensino básico e pré-escolar em Fernão Ferro (Pinhal do General), nos Foros de Amora (Quinta da Charnequinha) e em Corroios (Pinhal Vidal) e a requalificações / ampliações das escolas básicas de Arrentela, Bairro Novo, Quinta do Conde de Portalegre e Fogueteiro.

Nesta área o orçamento aprovado prevê ainda o pagamento integral das refeições escolares a todos os alunos do 1.º ciclo e pré-escolar integrados no escalão B da ação social escolar, o alargamento do Projeto Seixal Criativo -- Centro de Aprendizagem e Experimentação que explora as áreas da ciência e tecnologia.

No plano do desenvolvimento social, o executivo propõe-se a apoiar a conclusão da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas de Fernão Ferro, a construção do Centro de Dia e Estrutura Residencial para Pessoas Idosas do Casal do Marco, assim como dos futuros centros de atividades, capacitação e inclusão da Associação de Paralisia Cerebral Almada Seixal e da Associação Nacional de Pais e Amigos de RETT.

Na cultura o executivo camarário prevê a conclusão do Centro Cultural José Saramago, na Amora, e da futura Aldeia do Bombo assim como a criação do Espaço 25 de Abril -- Memória e Futuro que preserve os valores da Revolução de Abril e os transmita às novas gerações e no que respeita ao desporto a autarquia refere que será aberto o concurso para a construção do Pavilhão Desportivo Municipal de Fernão Ferro.

Em matéria Ambiental e do Bem-Estar Animal, o executivo refere que irá dar inicio à construção do novo Parque Natural de Arrentela, estando também em agenda a implementação de novas hortas urbanas.

No que respeita à mobilidade e transportes públicos, o executivo assegura a construção da Alternativa à EN10 entre Corroios e Amora

Na Habitação, destaque para a continuação da execução da Estratégia Local de Habitação com a requalificação dos bairros municipais da Cucena e Fogueteiro, e para a criação de um Programa de Arrendamento Acessível.

Ao nível da Segurança e Proteção Civil, está previsto o apoio à construção da nova esquadra da PSP da Divisão Policial do Seixal, em Arrentela, assim como a participação na construção dos novos quartéis da GNR de Paio Pires e Fernão Ferro.

Leia Também: Orçamento para 2024 da Câmara de Castanheira de Pera é de 11,7 milhões

Recomendados para si

;
Campo obrigatório